ANÁLISE DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS PRODUZIDAS NA
DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E
BIOLOGIA
As questões sociocientificas (QSC) são problemáticas que envolvem dimensões sociais, políticas, econômicas, morais, éticas, cognitivas e interdisciplinares, a proposição dessas questões aos estudantes possibilita que eles reflitam sobre o papel e a natureza (a)política da ciência, de maneira que eles busquem compreender como os avanços da ciência e tecnologia (C&T) afetam a sociedade e o meio ambiente no qual eles estão inseridos. A aplicação dessas problemáticas em um curso de formação inicial de professores possibilita que os licenciando confrontem as suas próprias vivências, assim proporcionando novas práticas e metodologias de ensino. Nesta pesquisa, por meio dos fundamentos propostos por Paulo Freire e Derek Hodson buscamos compreender como as atividades exercidas por um grupo de estudantes da graduação de uma universidade federal contribuiu para a construção de um pensamento sociocientífico. Nesse sentido, tivemos como objetivo analisar como a proposição das QSC no planejamento contribuiu para uma ação sociopolítica dos estudantes e como a inserção dessas problemáticas contribuíram para o entendimento sobre as potencialidades formativas acerca das QSC. Para a construção metodológica utilizamos a abordagem qualitativa, o grupo investigado era composto por seis estudantes da graduação do bacharelado em ciência e tecnologia, engenharia da gestão, bacharelado e licenciatura em ciências biológicas. Os dados foram constituídos por meio das sequências didáticas produzidas por esse grupo e por entrevistas semi-estruturadas que foram realizadas após a conclusão da disciplina. Os resultados encontrados foram discutidos a luz com os referenciais teóricos.