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Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRID DE ARAÚJO SAVASSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : INGRID DE ARAÚJO SAVASSA
DATA : 13/08/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Santo André
TÍTULO:

Os museus de ciências como espaço de inclusão: ações educativas e programas inclusivos em zoológicos


PÁGINAS: 112
RESUMO:

Os museus por meio de ações educativas buscam entusiasmar e atrair diferentes públicos, porém nem sempre foi assim. Somente a partir do século XX que os museus passaram a atender os mais variados tipos de públicos. Os museus de ciências atuais compõem-se de distintas tipologias e é considerável destacar o papel dos zoológicos no cenário museal. No século XXI, o foco de atuação dos zoológicos passou por diversas transformações aludindo a relação existente entre educação, pesquisa e conservação que atualmente são pilares presentes no contexto institucional desses espaços de educação não formal. Os zoológicos para justificarem a sua existência e a relação de legitimidade que é mantida com a educação, pautaram nas ações educativas a ressignificação das suas funções sociais e inclusivas, aperfeiçoando o compromisso que as instituições museológicas adotaram nas suas atuações. A pesquisa tem por objetivo investigar quais são e como acontecem as ações educativas de programas inclusivos em museus de ciências com tipologia de zoológico, procurando responder algumas perguntas: Existem ações educativas específicas para públicos inclusivos? Se sim, como tais ações são planejadas e como se dá a formação dos educadores responsáveis por essas práticas? A presente pesquisa foi realizada na Fundação Parque Zoológico de São Paulo e constituirá uma abordagem metodológica qualitativa, associada as características que permeiam a utilização do método de estudo de caso, como instrumento de coleta de dados; fizemos uso de entrevistas semiestruturas, sendo, portanto, parcialmente flexível; foram transcritas as duas entrevistas realizadas, fornecendo detalhadas descrições acerca das ações educativas realizadas na instituição com enfoque no público inclusivo. A análise de dados será pautada pelo método de análise de conteúdo proposto por Bardin (1977). Os resultados preliminares denotam informações sobre a formação dos entrevistados, concepções e elaboração das ações educativas realizadas primordialmente para o público inclusivo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALESSANDRA FERNANDES BIZERRA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 3120420 - BRUNO RAFAEL SANTOS DE CERQUEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - CELI RODRIGUES CHAVES DOMINGUEZ - USP
Notícia cadastrada em: 01/07/2019 15:25
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