ESTUDO DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL A PARTIR DE INFERÊNCIAS CAUSAIS
Consideramos que a formação de professores de matemática, especificamente em relação à Estatística e à Probabilidade, reflete uma necessidade atual da sociedade, pelo fato da crescente disponibilização de informações veiculadas em diferentes meios de comunicação e novas formas de interação social impulsionadas pelo avanço tecnológico. As informações, muitas vezes repletas de elementos estatísticos e probabilísticos, circulam com grande rapidez e volume nos atuais meios de comunicação, e servem de base para que decisões importantes sejam tomadas, tanto a nível individual como social. Portanto, entender o panorama da formação dos professores de Matemática acerca desses temas é fundamental frente a essa nova perspectiva formativa do indivíduo que se pauta na Educação Estatística. Isso se daria devido ao fato de que encontrar mecanismos de intervenção nessa dinâmica formativa dos professores de matemática pode resultar em um reflexo positivo no ensino e aprendizagem desses temas. Assim esse estudo objetiva investigar a problemática formativa do professor da Educação Básica com enfoque em sua estruturação curricular, buscando delinear quais os elementos que são causas da atual carga horária, número de disciplinas e formação dos professores voltadas à Educação Estatística nos cursos de Licenciatura em Matemática das universidades públicas brasileiras. Para esse fim, planeja-se desenvolver uma metodologia com base na Teoria da Inferência Causal (HERNAN; ROBINS, 2018) possibilitando a inferência de causas acerca da dessa problemática. A inferência será pautada na organização curricular dos cursos de Licenciatura em Matemática das universidades públicas do Brasil e na formação de cada docente pertencente a esses cursos. Ao final, será discutido os resultados obtidos por essa inferência a luz do referencial teórico da Educação Estatística e serão realizados apontamentos do presente estudo e encaminhamentos para pesquisas futuras.