Sentidos de cultura científica que emergem da relação entre temas de física e arte: o processo de implementação de uma sequência didática no Ensino Médio
Neste relatório são apresentados os caminhos já percorridos numa pesquisa de mestrado voltada para a investigação de sentidos sobre cultura científica que emergem ao longo do processo de implementação de uma sequência didática envolvendo temas da arte no Renascimento e do conteúdo programático de física para alunos do Ensino Médio. As principais motivações e inspirações para a elaboração da SD, desde sua idealização ao seu desenvolvimento, foram algumas de minhas vivências como graduanda e educadora, que foram tomando corpo e estrutura a partir do levantamento bibliográfico e estudos realizados. Os dados serão coletados por meio de registros audiovisuais das aulas realizadas com estudantes do EM, bem como suas produções ao longo do processo. A perspectiva sócio histórica de Vygotsky, que norteou a abordagem de ensino-aprendizagem adotada na elaboração da sequência didática, também norteará a análise qualitativa de dados. Esta última será voltada para apreensão dos sentidos e da subjetividade dos participantes por meio das etapas de identificação de pré-indicadores, indicadores e núcleos de significação.