Estudo Sobre a Formação das Cores com a Utilização de Estratégias Diversificadas de Ensino
Este trabalho se propõe a analisar as potencialidades da utilização de estratégias diversificadas para a compreensão do processo de formação de cores na óptica, bem como a evolução do entendimento sobre o tema ao longo dos anos e a sua relação com o cotidiano e as tecnologias. Este conteúdo, estudado por um ramo específico da Física, dá margem para dúvidas, uma vez que a formação das cores pode ocorrer através de fenômenos distintos. Vale ressaltar que se trata de um tema subjetivo, pois nem todos enxergam o mundo da mesma forma, por isso o uso de diferentes estratégias poderia preencher lacunas no aprendizado do aluno. Dessa forma, pretende-se descobrir a viabilidade de se trabalhar esse tema com diferentes ferramentas, as dificuldades na implantação e a contribuição no aprendizado dos alunos da 2ª série do Ensino Médio da Etec Professor André Bogasian – Osasco/SP. Além disso, espera-se verificar outros benefícios para o aluno ao trabalhar com a formação das cores com estratégias diversificadas, como: melhoria na motivação do aluno para o aprendizado de conhecimentos diversos, maior autonomia do estudante, melhoria na dinâmica do grupo e promoção de um ambiente mais sociável e integrado.