PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIA LUMENA LIFKE DE SÁ

DISCENTE : SILVIA LUMENA LIFKE DE SÁ
DATA : 07/08/2019
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Pedagogia e a alfabetização científica: narrativas de professores dos anos iniciais do ensino básico recém-formado

Este relatório de qualificação traz os caminhos já trilhados na realização de uma pesquisa de mestrado voltada para a investigação dos sentidos que professores recém-formados de cursos de Pedagogia atribuem à alfabetização científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, serão gravadas em áudio entrevistas semiestruturadas com cinco professores recém-formados, egressos de instituições de ensino superior públicas e privadas há, no máximo, cinco anos. As questões abertas que guiarão as entrevistas são voltadas para memórias desses professores acerca de aulas de ciências na Educação Básica, impacto de disciplinas cursadas na graduação em pedagogia e práticas envolvendo alfabetização científica já desenvolvidas em suas salas de aula. Por meio de uma abordagem qualitativa, as narrativas constituídas por meio das entrevistas serão analisadas com o intuito de identificar núcleos de significação que possibilitem a apreensão dos sentidos atribuídos pelos sujeitos da pesquisa ao tema alfabetização científica. Este método de análise compreende três etapas: pré-indicadores, indicadores e núcleos de significação. Para melhor compreender a forma com que o ensino de ciências vem sendo abordado na formação de pedagogos e, desta forma, ampliar os referenciais para a análise de dados, foi realizado um estudo comparativo entre as diretrizes curriculares que norteiam cursos de pedagogia, as disciplinas voltadas para o ensino de ciências, presentes em matrizes curriculares de diferentes cursos, e as necessidades formativas de professores que pretendem ensinar ciências, segundo pesquisas da área.

Presidente - Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1371962 - DANUSA MUNFORD
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LÚCIA HELENA SASSERON ROBERTO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA