Pedagogia e a alfabetização científica: narrativas de professores dos anos iniciais do ensino básico recém-formado
Este relatório de qualificação traz os caminhos já trilhados na realização de uma pesquisa de mestrado voltada para a investigação dos sentidos que professores recém-formados de cursos de Pedagogia atribuem à alfabetização científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, serão gravadas em áudio entrevistas semiestruturadas com cinco professores recém-formados, egressos de instituições de ensino superior públicas e privadas há, no máximo, cinco anos. As questões abertas que guiarão as entrevistas são voltadas para memórias desses professores acerca de aulas de ciências na Educação Básica, impacto de disciplinas cursadas na graduação em pedagogia e práticas envolvendo alfabetização científica já desenvolvidas em suas salas de aula. Por meio de uma abordagem qualitativa, as narrativas constituídas por meio das entrevistas serão analisadas com o intuito de identificar núcleos de significação que possibilitem a apreensão dos sentidos atribuídos pelos sujeitos da pesquisa ao tema alfabetização científica. Este método de análise compreende três etapas: pré-indicadores, indicadores e núcleos de significação. Para melhor compreender a forma com que o ensino de ciências vem sendo abordado na formação de pedagogos e, desta forma, ampliar os referenciais para a análise de dados, foi realizado um estudo comparativo entre as diretrizes curriculares que norteiam cursos de pedagogia, as disciplinas voltadas para o ensino de ciências, presentes em matrizes curriculares de diferentes cursos, e as necessidades formativas de professores que pretendem ensinar ciências, segundo pesquisas da área.