PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: GILBERTO YOSHIO SUZUKI

DISCENTE : GILBERTO YOSHIO SUZUKI
DATA : 24/07/2019
LOCAL: Audit,8º andar, Bloco B, Campus SA, Av.dos Estados, 5001, Sta.Terezinha,Santo André-SP

LICENCIANDOS E SUAS MEMÓRIAS SOBRE A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SEXUALIDADE: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA RELIGIÃO

PÁGINAS: 2098

A sexualidade é algo intrínseco a vida do indivíduo. Historicamente encontramos vários momentos nos quais houveram várias tentativas de educar a sexualidade por vias formais. No Brasil temos, por meio de diretrizes e documentos oficiais, um amparo legal para que a escola promova a educação em sexualidade aos alunos, porém, quando se insere outras áreas do conhecimento, como a religião, o exercício da sexualidade se torna alvo de intensas discussões, pois está atrelado à cultura e ahistória de vida de cada indivíduo. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar as memórias de licenciandos que cursaram a disciplina de Educação em Saúde e Sexualidade, oferecida na UFABC, para identificar se, e como, a perspectiva da religião aparece nos seus discursos. Para atingir seu objetivo, fez-se entrevistas com seis licenciandos da Universidade Federal do ABC que cursaram a disciplina “Educação em Saúde e Sexualidade” ministrada na própria universidade. O estudo obteve narrativas destes entrevistados, com seu esclarecimento do propósito, sigilo, nome fictício, definição de local apropriado para ocorrência da entrevista a critério do entrevistado. Foram feitas mônadas a partir das narrativas dos entrevistados que foram lidas e relidas, procurando identificar potenciais na narrativa da pesquisa com consenso do entrevistado. As mônadas foram adensadas em arranjos específicos gerando conjuntos de mônadas que possibilitaram a construção de percursos formativos específicos relacionados a memórias, vinculados a disciplina. Para análise das mônadas foram formados cinco categorias relativas as “Experiências da disciplina”, “Experiências no ambiente de trabalho”, “Experiências familiares”, “Experiências diversificadas” e “Experiências religiosas e formativas”. Observou-se que a disciplina possui diversidade metodológica, diversidade de conteúdo, diversas reflexões e foi um espaço propício para contar experiências, sendo uma disciplina de valor formativo aos futuros educadores em sexualidade. Foi encontrado uma abordagem relacionando a sexualidade e religião, porém sem profundidade, não sendo encontrado, a partir dos entrevistados conflitos cosmovisões dentro da disciplina. No que tange a ação dos futuros docentes, foram encontrados medos e dificuldades de se trabalhar a educação em sexualidade devido a conflito de cosmovisões entre a educação em sexualidade, e sua cosmovisão predominante, e os alunos e comunidade. O estudo mostrou a importância da educação em sexualidade, sua formação e a forma como a disciplina é aplicada e a necessidade da educação em sexualidade dentro dos espaços de aprendizagem. Além disto, o estudo mostra o conflito dentro da ação docente no ambiente de trabalho e sugere a introdução às cosmovisões e uma formação externa acerca desta temática.

Presidente - Interno ao Programa - 1364215 - MIRIAN PACHECO SILVA ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GERSON LEITE DE MORAES - UPM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA