COMUNICAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO A PARTIR DO TRATAMENTO GEOMÉTRICO: uma análise do conhecimento do professor
Este relatório apresenta uma investigação que teve como objetivo investigar a prática do professor que ensina Matemática a partir da utilização de tarefas sobre o conceito de função no Ensino Médio. Para tanto, foram utilizados referenciais teóricos que versaram sobre a aprendizagem dos estudantes da educação básica e a prática do professor que ensina Matemática. Especialmente, em relação à comunicação de tipologias do conceito de função. A pesquisa tem natureza qualitativa e teve como participantes o próprio pesquisador, que busca refletir sobre a sua prática profissional na sala de aula no desenvolvimento das tarefa e os estudantes da 1.ª série do Ensino Médio regular de uma escola pública do Estado de São Paulo. A produção de dados foi desenvolvida, baseando-se em três aspectos: (1) a elaboração de tarefas sobre o conceito de função; (2) o desenvolvimento das tarefas pelos estudantes na sala de aula e (3) a reflexão sobre os protocolos e os áudios sobre o conhecimento do professor e dos estudantes. Os possíveis resultados da pesquisa evidenciarão como as tarefas favorecem a comunicação do conceito de função, colocando em evidência as dimensões do conhecimento do professor.