PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO ARAÚJO SILVA

DISCENTE : LEONARDO ARAÚJO SILVA
DATA : 09/08/2019
LOCAL: sala 304, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

COMUNICAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO A PARTIR DO TRATAMENTO GEOMÉTRICO: uma análise do conhecimento do professor

Este relatório apresenta uma investigação que teve como objetivo investigar a prática do professor que ensina Matemática a partir da utilização de tarefas sobre o conceito de função no Ensino Médio. Para tanto, foram utilizados referenciais teóricos que versaram sobre a aprendizagem dos estudantes da educação básica e a prática do professor que ensina Matemática. Especialmente, em relação à comunicação de tipologias do conceito de função.  A pesquisa tem natureza qualitativa e teve como participantes o próprio pesquisador, que busca refletir sobre a sua prática profissional na sala de aula no desenvolvimento das tarefa e os estudantes da 1.ª série do Ensino Médio regular de uma escola pública do Estado de São Paulo. A produção de dados foi desenvolvida, baseando-se em três aspectos: (1) a elaboração de tarefas sobre o conceito de função; (2)  o desenvolvimento das tarefas pelos estudantes na sala de aula e (3) a reflexão sobre os protocolos e os áudios sobre o conhecimento do professor e dos estudantes. Os possíveis resultados da pesquisa evidenciarão como as tarefas  favorecem a comunicação do conceito de função, colocando em evidência as dimensões do conhecimento do professor.

Presidente - Interno ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROGÉRIO MARQUES RIBEIRO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1798480 - REGINA HELENA DE OLIVEIRA LINO FRANCHI