PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: LILIAN CRISTINA DE SOUZA BARBOZA

DISCENTE : LILIAN CRISTINA DE SOUZA BARBOZA
DATA : 23/07/2019
LOCAL: Sala 303, 3º andar, Bloco B, Campus SA

Professores dos Anos Iniciais e o Sinal de Igualdade: uma investigação envolvendo tarefas de aprendizagem profissional.

Esta pesquisa trata da formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais. A revisão de literatura abarca três eixos principais (i) a formação dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais: a prática docente em pauta; (ii) as tarefas de aprendizagem profissional (TAP); e (iii) o desenvolvimento do pensamento algébrico, nomeadamente os diferentes significados do sinal de igualdade. Neste contexto, o objetivo geral da pesquisa é desvelar se e compreender como tarefas de aprendizagem profissional possibilitam a mobilização e a construção de conhecimentos para ensinar matemática nos anos iniciais. Metodologicamente, a pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa, de cunho interpretativo. Os instrumentos e procedimentos para a produção de dados são o questionário, as gravações de áudio e vídeo e a recolha de protocolos por meio das tarefas de aprendizagem profissional. Trata-se de uma pesquisa de intervenção, cuja produção de dados se deu após a qualificação. A pesquisa de campo foi estruturada em 14 encontros presenciais, nos quais foram oferecidas, pela pesquisadoraformadora, oportunidades de aprendizagem com o uso de TAP, em uma escola pública municipal de São Paulo, contando com a participação de um grupo de 6 professoras dos anos inicias. As reflexões e as discussões que ocorreram no decorrer do percurso permitiu identificar indícios de (re)significação e (re)construção sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico e especificamente os diferentes significados do sinal de igualdade. Depreende-se também das análises a mobilização de conhecimentos matemáticos e pedagógicos, que as professoras reorganizaram, desenvolveram e (re)construíram, ao envolverem-se neste processo formativo coletivo sobre os diferentes significados do sinal de igualdade, com o uso de TAP, seguido de mediações e discussões.

Presidente - Interno ao Programa - 1837745 - ALESSANDRO JACQUES RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CARLOS MIGUEL DA SILVA RIBEIRO - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2269039 - MARCIA AGUIAR