Professores dos Anos Iniciais e o Sinal de Igualdade: uma investigação envolvendo tarefas de aprendizagem profissional.
Esta pesquisa trata da formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais. A revisão de literatura abarca três eixos principais (i) a formação dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais: a prática docente em pauta; (ii) as tarefas de aprendizagem profissional (TAP); e (iii) o desenvolvimento do pensamento algébrico, nomeadamente os diferentes significados do sinal de igualdade. Neste contexto, o objetivo geral da pesquisa é desvelar se e compreender como tarefas de aprendizagem profissional possibilitam a mobilização e a construção de conhecimentos para ensinar matemática nos anos iniciais. Metodologicamente, a pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa, de cunho interpretativo. Os instrumentos e procedimentos para a produção de dados são o questionário, as gravações de áudio e vídeo e a recolha de protocolos por meio das tarefas de aprendizagem profissional. Trata-se de uma pesquisa de intervenção, cuja produção de dados se deu após a qualificação. A pesquisa de campo foi estruturada em 14 encontros presenciais, nos quais foram oferecidas, pela pesquisadoraformadora, oportunidades de aprendizagem com o uso de TAP, em uma escola pública municipal de São Paulo, contando com a participação de um grupo de 6 professoras dos anos inicias. As reflexões e as discussões que ocorreram no decorrer do percurso permitiu identificar indícios de (re)significação e (re)construção sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico e especificamente os diferentes significados do sinal de igualdade. Depreende-se também das análises a mobilização de conhecimentos matemáticos e pedagógicos, que as professoras reorganizaram, desenvolveram e (re)construíram, ao envolverem-se neste processo formativo coletivo sobre os diferentes significados do sinal de igualdade, com o uso de TAP, seguido de mediações e discussões.