PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO VICTOR DE SOUSA COSTA

DISCENTE : PAULO VICTOR DE SOUSA COSTA
DATA : 06/08/2019
LOCAL: sala 303,3º andar, Bloco B, Campus SA, Av.dos Estados, 5001, Sta.Terezinha,Santo André-SP.

Concepções e percepções sociais de professores da Educação Básica acerda da diversidade sexual e de gênero

A escola, um espaço de socialização por excelência, serve de palco para a construção identitária daqueles que a frequentam e opera de forma pretensa e despretensiosa na instauração e reprodução de formas de se interpretar e interagir com o mundo e as experiências vivenciadas nele. Como importantes agentes nestes processos que se passam no cenário escolar, xs professorxs devem atuar sempre de maneira crítica às suas práticas a fim de evitar e possivelmente romper estigmas sociais estando constantemente atentos as raízes histórico-culturais dos mesmos para que não as perpetuem mesmo que de maneira inocente por meio de atitudes, percepções e concepções socialmente construídas mas passadas adiante de maneira naturalizada, inquestionável e com caráter de “verdade”. A saber, ideias que perpetuam hierarquizações humanas sufocantes e vantajosas a uma elite hegemônica que se apoia na inferiorização de outros corpos, em especial mulheres e LGBTs. Tendo em vista as mudanças no contexto de políticas educacionais causadas pela aprovação da BNCC visamos melhor compreender as concepções e percepções sociais de 14 professorxs acerca da diversidade sexual e de gênero fazendo um paralelo com as já referidas políticas educacionais, sua formação inicial e continuada e suas práticas escolares, para tal realizamos uma pesquisa qualitativa com questionário aberto em meio virtual cujas respostas foram analisadas seguindo propostas foucaultianas de análise de discurso. Para esta análise demarcamos enunciados que se organizaram em torno de cinco formações discursivas: 1) perfil; 2) formação; 3) concepções; 4) situações; 5) práticas. Os resultados preliminares apontam que, apesar de ser um grupo de professores formados recentemente - metade tem menos de cinco anos de formados -,  poucos professorxs discutiram questões relacionadas à sexualidade e gênero durante a sua formação. Tal dado indica que as discussões sobre o tema ocorrem somente com a conscientização dos professores e/ou seu interesse. Outro dado indica ainda que metade dxs professorxs reconhecem que o tema não tem idade para ser debatido, enquanto que alguns apontam para que o debate só ocorra no Ensino Médio e/ou Ensino Fundamental. Este dado serve como um possível indicador de que os professores consideram a existência de uma maturação para tal debate. As conclusões preliminares indicam que os cursos de formação de professorxs devem atentar que o debate não se resuma às questões sexuais e reprodutivas, ampliando para questões de gênero e de como esse conhecimento sobre o masculino e o feminino foram construídos socialmente.

Presidente - Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARLÉCIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA - UFAL
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ELENITA PINHEIRO DE QUEIROZ SILVA - UFU
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA