PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: VANIA BATISTA FLOSE JARDIM

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANIA BATISTA FLOSE JARDIM
DATA : 18/06/2024
LOCAL: Híbrido

Aprendizagem profissional e o conhecimento matemático para o ensino: uma experiência com futuros professores envolvendo a estrutura algébrica de Grupos

O objetivo deste trabalho é compreender como decorre a aprendizagem de futuros professores sobre a estrutura algébrica de Grupos, com vistas ao ensino de matemática na Educação Básica, em uma disciplina da licenciatura em Matemática. Utilizou-se o método de pesquisa baseada em design (DBR) em dois ciclos iterativos durante uma disciplina de Álgebra, onde um processo formativo com o uso de Tarefas de Aprendizagem Profissional (TAP), baseado no Ensino Exploratório, foi planejado, desenvolvido e refletido (ciclo PDR). As TAP envolviam a estrutura algébrica de grupos e tinham como objetivo caracterizar as relações entre o conhecimento da álgebra acadêmica e a matemática escolar por meio de Tarefas Matemáticas de nível escolar. Para a coleta de dados, foram utilizadas gravações em vídeo e áudio de todas as fases do ciclo PDR, além de protocolos dos futuros professores, documentos institucionais e o material elaborado pelas formadoras envolvidas. O conhecimento matemático relacionado à escola (SRCK) foi empregado para avaliar o conhecimento mobilizado pelos futuros professores, enquanto o modelo de oportunidades de aprendizagem profissional (modelo PLOT) e o modelo instrucional foram utilizados para avaliar o processo formativo e as oportunidades de aprendizagem profissional oferecidas. Observou-se também as práticas utilizadas pelas formadoras na promoção de aprendizagens ao utilizar as TAP na formação inicial de professores de matemática. Foi observada a interconexão e interatividade dos domínios do modelo PLOT na formação inicial, motivada pela aproximação entre a matemática acadêmica e a matemática escolar. As oportunidades de aprendizagem profissional oferecidas aos professores permitiram que estes, ao se envolverem com conceitos da estrutura algébrica de Grupos, ressignificarem procedimentos e entendimentos provenientes de sua escolarização e buscassem práticas diferentes pelas quais pudessem aprender, ao mesmo tempo em que se envolviam com as Tarefas Matemáticas, Registros de Prática e questões da TAP que orientavam discussões matemáticas e didáticas. As formadoras desempenharam um papel importante na elaboração das TAP, na gestão e orquestração das discussões, direcionando os futuros professores a estabelecerem conexões entre a estrutura algébrica de Grupos e conteúdos escolares, como operações com números racionais, matrizes e funções.

Presidente - Interno ao Programa - 1837745 - ALESSANDRO JACQUES RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2269039 - MARCIA AGUIAR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3041902 - ELISABETE MARCON MELLO