PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: YURI VIEIRA ROMANO

DISCENTE : YURI VIEIRA ROMANO
DATA : 28/05/2024
LOCAL: Online

Teoria dos Números e o desenvolvimento do conhecimento profissional do futuro professor: explorando conexões entre a matemática acadêmica e a matemática escola

Com vistas a buscar estabelecer conexões possam ser utilizadas como ferramentas que oportunizem o desenvolvimento de conhecimentos profissionais durante uma formação inicial de professores de matemática, a presente pesquisa de mestrado tem como objetivo identificar e mapear conexões entre a matemática acadêmica e a matemática escolar, no campo da Teoria dos Números, no que tange aos conceitos de divisibilidade e primalidade de números inteiros. Esta pesquisa se justifica pela literatura recente tendo em vista a existência de uma dupla descontinuidade nos cursos de formação de professores, fato que prejudica o desenvolvimento de conhecimentos profissionais por parte dos licenciados. Neste contexto, o campo da teoria dos números, apesar de ocupar um espaço subvalorizado nas universidades e nas pesquisas em Educação Matemática, é reconhecido como potencial para o desenvolvimento dos supracitados conhecimentos. Levando em consideração o movimento duplo de conexões a serem estabelecidas (top-dow e botton-up direction), temos como necessário investigar os professores de matemática, como sujeitos da educação básica, e formadores de professores de matemática, como sujeitos da licenciatura, assim como os documentos curriculares prescritos e planejados dos dois níveis de ensino. Optamos, pois, por uma pesquisa qualitativa, numa perspectiva interpretativista e caracterizada como exploratória, que propõe como instrumentos de coletas de dados: análise documental, realização de questionários e de entrevistas com os participantes. Estes dados serão analisados a partir da técnica de análise categorial da metodologia de análise de conteúdo, e pretendemos, ao final da pesquisa, apresentar conexões entre a Teoria dos Números acadêmica e a Teoria dos Números escolar que sejam exequíveis durante uma disciplina de Teoria dos Números de um curso de licenciatura em matemática, e condizentes com a necessidade de professores de matemática atuantes na educação básica.

Presidente - Interno ao Programa - 1837745 - ALESSANDRO JACQUES RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1550494 - SERGIO HENRIQUE BEZERRA DE SOUSA LEAL
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CARLOS MIGUEL DA SILVA RIBEIRO - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LINEU DA COSTA ARAÚJO NETO - UNB