PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSSARA ALMEIDA BEZERRA

DISCENTE : JUSSARA ALMEIDA BEZERRA
DATA : 16/04/2024
LOCAL: online - https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/natalia-8/

Avaliando aprendizagens em ciência cidadã a partir de sequência de ensino por investigação sobre o desperdício de alimentos no espaço escolar.

O tema do desperdício de alimentos, bem como seus impactos para a sustentabilidade e Saúde Planetária, está oculto no currículo do ensino de Ciências. Devido à complexidade e abrangência do tema, sua abordagem na escola deve proporcionar experiências em que os estudantes vivenciem práticas de investigação almejando a adoção de novos comportamentos. O presente estudo buscou verificar como a Ciência Cidadã (CC) pode contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos sobre alimentação sustentável e comportamentos pró-ambientais, levando em consideração os pressupostos do ensino por investigação. Os objetivos foram: i) reduzir o desperdício de alimentos nas escolas pesquisadas; ii) promover uma compreensão conceitual e atitudinal sobre educação alimentar sustentável; iii) avaliar os resultados de aprendizagem por meio de indicadores para avaliação de aprendizagens em CC (conhecimentos, habilidades, interesse, motivação, autoeficácia e comportamento). A partir de uma sequência de ensino por investigação (SEI), alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de dez escolas do município de São Bernardo do Campo - SP, exploraram aspectos sobre o desperdício de alimentos ao investigar a problemática no espaço escolar, levantar hipóteses de intervenções e mudanças, coletar e analisar dados, divulgar dados e conhecimentos em plataforma de CC, bem como ao expressar de que maneira os novos saberes poderiam ser aplicados a mudanças de comportamentos de caráter pró-ambiental. Os resultados revelaram uma redução significativa, de 70,4%, no desperdício de alimentos nas escolas envolvidas no estudo. Essa melhoria foi sustentada por aprendizagens em CC baseadas na ampliação do interesse dos alunos pela ciência e pelo meio ambiente, bem como pelo aprofundamento do conhecimento em ciências e das habilidades de investigação científica ao perceber aumento do número de estudantes que identificam a ocorrência do desperdício de alimentos e elaboram hipóteses com fundamentação científica sobre a sua ocorrência e eliminação. Também se constatou que a SEI e a CC contribuíram para avanço de aprendizagens relacionadas a um grupo de habilidades que denominamos de socioemocionais, entre elas: 1. autoeficácia, ao verificar aumento do quantitativo de estudantes que afirmaram se sentirem capazes de escolher com mais critérios os alimentos e consequentemente eliminar o desperdício; 2. motivação e comportamento para gestão ambiental, pela identificação de intencionalidade para práticas de ativismo ambiental por parte dos estudantes ao sinalizarem o desejo de compartilhar sobre a necessidade de se eliminar desperdício aos sujeitos externos ao espaço escolar; além da identificação de um novo indicador de avaliação de aprendizagens em CC: 3. afetividade pró-ambiental, que descreveu as nuances das emoções e sentimentos dos estudantes ao longo do processo de ensino-aprendizagem, com expressão de intenção de se mudar comportamentos pelo envolvimento dos sujeitos com o ambiente e com as questões que os cercam, por um processo denominado vinculação. Concluímos sugerindo a CC como: a) uma possibilidade de mudança de paradigma educacional, denominado "matética", com foco na promoção de aprendizagens em Ciências pautado na centralidade dos estudantes no processo pedagógico, desde o planejamento até a avaliação; e b) um caminho para investigações sobre as inter-relações e processos de vinculação entre estudantes e ambiente para a adoção de condutas sustentáveis. Finalmente, propomos investigações sobre as interfaces entre a Psicologia Ambiental e o ensino de Ciências por meio de propostas em CC nos ambientes escolares, inclusive a pesquisa de novos indicadores de avaliação.

Presidente - Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1361959 - ROBSON MACEDO NOVAIS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RODRIGO ARANTES REIS - UFPR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1690814 - GISELLE WATANABE