PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAINA DUTRA GONZALEZ

DISCENTE : JANAINA DUTRA GONZALEZ
DATA : 19/04/2024
LOCAL: online - https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/natalia-8/

Ciência cidadã cocriada: avaliação de aprendizagens a partir de uma experiência escolar

O ensino de Ciências desempenha um papel fundamental na formação cidadã dos jovens, ampliando seus conhecimentos para além dos conceitos científicos, em especial no contexto da sociedade de risco em que vivemos. Projetos de ciência cidadã e abordagens de ensino por investigação assumem uma importância destacada no ambiente escolar, fortalecendo a imersão na cultura científica e contribuindo para a alfabetização científica dos estudantes. Nesse cenário, o estudo sobre a biodiversidade em espaços escolares não apenas proporciona aprendizagens sobre o fazer científico, mas contribui com a aprendizagem de conceitos, percepção de autoeficácia, desenvolvimento de habilidades de investigação científica, além de potencialmente promover comportamentos pró-ambientais. Diante do exposto, destacamos os resultados de um estudo conduzido a partir de uma proposta escolar de ciência cidadã co-criada fundamentada em uma abordagem de ensino por investigação, cujos objetivos foram avaliar: 1) mudanças nas concepções de ciência e cientista dos estudantes dos Anos Iniciais; 2) que tipos de perguntas de pesquisa são produzidas por eles; 3) transformações na concepção que apresentam de ciência cidadã e na percepção de autoeficácia para a ciência; 4) a frequência e quantidade de indicadores relacionados à habilidade de observação de biodiversidade presentes em suas produções. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo ao longo do ano letivo de 2022, com uma abordagem quali-quantitativa por meio de observação participante, envolvendo 96 estudantes de uma escola de tempo integral na região do ABC paulista. A coleta de dados se deu por meio de questionários pré e pós-teste, além de registros presentes nos Diários de Campo (professora - pesquisadora) e de Pesquisa (estudantes). Os dados foram investigados à luz da análise de conteúdo, proporcionando a organização das respostas por categorias e frequências de ocorrências. Os resultados evidenciaram mudanças significativas nas concepções de ciência e cientista dos estudantes, indicando uma transição de visões alternativas para perspectivas menos estereotipadas e mais alinhadas com o processo científico. Destacou-se a importância da compreensão da relação entre ciência e a prática de fazer perguntas na construção de uma visão mais realista do trabalho de cientistas. Além disso, os estudantes aprimoraram a habilidade de formular questões produtivas, de quantificação/qualificação e compatíveis com o projeto proposto (de 43,5% para 98,5%). A efetividade da ciência cidadã integrada ao ensino por investigação foi evidenciada ao potencializar o conhecimento de conceitos científicos, a percepção de autoeficácia para a ciência e a habilidade de investigação científica (observação) dos estudantes. Esses resultados têm implicações relevantes para a educação em ciências, ressaltando a importância das abordagens didáticas baseadas em ciência cidadã e ensino por investigação como promotoras de uma educação científica sólida desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para uma compreensão mais profunda e abrangente do processo científico. Destacamos, portanto, a relevância de se investigar propostas inovadoras e seus potenciais de aprendizagens, as quais promovam o “fazer ciência” no âmbito escolar, visando a construção progressiva do entendimento desse conceito e do trabalho científico pelos estudantes.

Presidente - Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1371962 - DANUSA MUNFORD
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DANIELA LOPES SCARPA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI