Mobilização do conhecimento do professor e o ensino de triângulos com tecnologias digitais
O exame de qualificação apresenta resultados parciais de uma pesquisa que contempla o conhecimento do professor e o ensino de triângulos com tecnologias digitais. O objetivo deste estudo é compreender a mobilização do conhecimento do professor a partir de sua participação em um processo formativo blended, visando o ensino de triângulos na Educação Básica. Constituiu-se um grupo com características colaborativas formado por professores de matemática da Educação Básica, participantes de um processo formativo intitulado “Ensino de Triângulos com Tecnologias Digitais”, organizado por encontros presenciais e não presenciais por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, em que os participantes realizam tarefas em local, horário e ritmo variável. A pesquisa é de natureza qualitativa, com viés processual do trabalho colaborativo, e tem como base para a produção dos dados: (i) os encontros no grupo de estudos, (ii) o planejamento de tarefas sobre conceitos geométricos dos professores colaboradores, (iii) a mediação das tarefas em sala de aula, (iv) a reflexão aprimorada por vídeo entre pesquisadores e colaboradores e (v) entrevistas, com gravação de todos os momentos. Para a análise dos dados, consideram-se constructos teóricos do conhecimento docente, particularmente, Knowledge for Teaching Mathematics with Technology e os constructos teóricos de participação e de identidade da Aprendizagem Situada.