PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIA DE CAMPOS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIA DE CAMPOS SILVA
DATA : 22/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

A educação politécnica em V. N. Shulgin, M. M. Pistrak e N. K. Krupskaya: contribuições teórico-práticas para a educação científica brasileira


PÁGINAS: 80
RESUMO:

O problema da educação e sua ligação com o trabalho não é novo. Muitos países, em épocas históricas diferentes, buscaram soluções para encontrar a melhor maneira de educar um povo para o trabalho. Claro que a solução, e a própria colocação desse problema, variam de acordo com os objetivos da sociedade que a pensa. Em outras palavras, depende dos objetivos da classe que a pensa. No estado capitalista, a educação popular - dirigida ao povo - tem como objetivo a formação de trabalhadores, até certo ponto, especializados. No estado socialista, muda-se o objetivo da educação, que passa a ser o desenvolvimento multilateral do ser humano, para que tenha condições de atuar em diversos ramos da produção. Ao mesmo tempo, esse processo desenvolveria um ideal da classe trabalhadora, em luta pela superação do capitalismo e edificação do socialismo. Mudando o objetivo, muda-se drasticamente o conteúdo, seu volume e seu método de ensino. Neste trabalho foram analisadas todas as obras traduzidas em português, publicadas em coleção da editora Expressão Popular, dos principais pedagogos do período de transição socialista, elaboradores dos fundamentos da escola do trabalho socialista - a escola politécnica - na União Soviética após a Revolução de Outubro de 1917: Krupskaya, Pistrak e Shulgin. A partir desses documentos, buscou-se identificar os debates da época, as convergências e divergências, bem como as principais categorias em suas elaborações. A pesquisa mostrou a centralidade das categorias “trabalho socialmente necessário”, “atualidade” e “auto-organização”, nas obras selecionadas. Ao redor destas três, e através de sua ligação, desenvolve-se a base da teoria da escola do trabalho socialista. Outras categorias que assim merecem destaque são “trabalho produtivo”, “trabalho manual” e “trabalho intelectual” . Além disso, buscou-se localizar os pontos de contato entre a pedagogia socialista e a pedagogia histórico-crítica, com o intuito de identificar quais as contribuições que podem ser feitas ao ensino de ciências no Brasil. Embora cada uma delas se refira a uma fase de desenvolvimento da sociedade (uma constrói-se no socialismo, outra ainda no capitalismo), foram identificadas contribuições possíveis quanto aos métodos de ensino de ciências, que foram desenvolvidos na URSS em estreita ligação com o trabalho produtivo sem, no entanto, abrir mão dos conteúdos específicos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2249459 - RAFAEL CAVA MORI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3120420 - BRUNO RAFAEL SANTOS DE CERQUEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - HELIO DA SILVA MESSEDER NETO - UFBA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1604147 - LEONARDO JOSE STEIL
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - LUCIANA MASSI - UNESP
Notícia cadastrada em: 01/03/2024 09:50
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