PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: LÍLIAN MOREIRA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LÍLIAN MOREIRA DOS SANTOS
DATA : 09/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Por meio remoto
TÍTULO:

O desenvolvimento de habilidades argumentativas em uma sequência didática inspirada no ensino por investigação em Química


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Reflexões sobre as habilidades e competências necessárias para a educação de jovens e adultos, no cenário das transformações vivenciadas no século XXI, têm mostrado a necessidade de promover aos indivíduos, situações de ensino e aprendizagem que permitam a compreensão de como o conhecimento científico se constrói em um ambiente de engajamento, mobilização e criticidade. Nas duas últimas décadas, o Ensino por Investigação e a Argumentação Científica têm sido  considerados tendências educacionais que favorecem o  desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, com uma participação mais ativa dos estudantes. A presente pesquisa tem como objetivo central investigar como se dá o desenvolvimento de habilidades argumentativas em estudantes da Educação Básica a partir de sequências didáticas inspiradas no Ensino por Investigação em Química. Em essência, trata-se de uma pesquisa qualitativa apresentada em formato multipaper. Inicialmente, foi realizada uma revisão da literatura para que fosse possível compreender como tem se consolidado o desenvolvimento de argumentação científica em estudantes do ensino médio em diferentes contextos educacionais. Foram analisados 24 artigos distribuídos em três periódicos relacionados ao Ensino de Química: Chemistry Education Research and Practice, Educación Química e Química Nova na Escola. Os resultados da revisão da literatura apontaram para uma expressiva diversidade metodológica com a qual a argumentação vem sendo trabalhada em salas de aula de diferentes países,  e, os principais referenciais teóricos utilizados por pesquisadores. O modelo de argumento proposto por Toulmin foi a ferramenta metodológica mais empregada para análise de argumentos produzidos por estudantes. Posteriormente, desenvolvemos e aplicamos duas sequências didáticas baseadas no Ensino por Investigação em uma escola pública estadual da grande São Paulo. Os estudantes participantes cursavam a terceira série do Ensino Médio e possuíam uma faixa etária entre 16 e 18 anos. A turma era composta por 20 estudantes. As sequências didáticas ocorreram em 4 aulas de 45 minutos. Seu planejamento contou com: i) a apresentação de uma questão-problema sobre o consumo da água de um rio por uma comunidade ribeirinha; ii) o levantamento de hipóteses; iii) leitura de textos e pesquisas sobre água potável; iv) discussões; e, v) escrita de um argumento científico. A coleta de dados foi centralizada nos registros escritos pelos alunos a partir das atividades realizadas em grupos. Os argumentos científicos foram previamente submetidos a uma análise seguindo o modelo de Toulmin, no qual aspectos estruturantes de uma comunicação argumentativa foram identificados nos argumentos escritos pelos alunos. Resultados preliminares revelaram que os textos produzidos apresentam aspectos estruturais previstos por Toulmin, como por exemplo, o uso de dados, conclusão e subsídios teóricos que sustentam as argumentações. No entanto,a ausência de elementos como qualificadores e refutadores revelam um cenário de baixos níveis argumentativos. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3296739 - CAROLINA JOSÉ MARIA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROBERTA GUIMARÃES CORRÊA - UFMG
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 280.027.908-71 - LEONARDO ANDRÉ TESTONI - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - THIAGO ANTUNES SOUZA - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 21/02/2024 09:45
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