PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: LETÍCIA PEREIRA DO NASCIMENTO

DISCENTE : LETÍCIA PEREIRA DO NASCIMENTO
DATA : 24/04/2024
LOCAL: UFABC Santo André

Ensino de Porcentagem para alunos surdos: uma jornada por Três Mundos da Matemática

Esta pesquisa, qualitativa, busca desenvolver as ideias de Porcentagem, aprimorando a Imagem de Conceito, a partir de sequências de atividades com uso de materiais didáticos para duas turmas do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola bilingue para surdos no município de São Paulo. Para atingir este objetivo, realizamos o estudo de pesquisas na área de Educação Matemática para surdos com foco em compreender e analisar as dinâmicas do processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes surdos em múltiplas perspectivas, tais como, a relação histórica entre Educação Matemática e educação de surdos; a prática pedagógica de professores de matemática; a problematização da visualidade dos alunos surdos; as tendências da Educação Matemática; a diversidade de perfis de alunos surdos; o desempenho matemático de crianças surdas e o currículo nas escolas bilingues para surdos. Foi realizado, também, um estudo sobre porcentagem no Currículo da Cidade (2019) e na BNCC (2017) para elaboração das atividades de mapeamento e da intervenção didática; tendo sido elaboradas quatro atividades para mapeamento da Imagem Conceitual sobre porcentagem de oito estudantes para investigar os conhecimentos matemáticos que cada um deles possui em relação ao conceito a ser desenvolvido e aprimorado na intervenção. A partir do mapeamento da Imagem Conceitual, foi organizada a intervenção didática com uma aula expositiva e a sequência de três atividades com uso de diversos materiais didáticos, tais como uso de imagens, calculadora, site “Mercado Livre”, software Wordwall e jogo de tabuleiro. Para a análise de dados será utilizada a Teoria dos Três Mundos da Matemática (Tall, 2013) e a Teoria da Imagem de Conceito e Definição de Conceito (Tall; Vinner, 1981).

Presidente - Interno ao Programa - 3041902 - ELISABETE MARCON MELLO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1998501 - VIVILI MARIA SILVA GOMES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - BRUNA FAGUNDES ANTUNES ALBERTON - UFRGS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1679016 - VIRGINIA CARDIA CARDOSO