PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: EDUARDO GOEDERT DONÁ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO GOEDERT DONÁ
DATA : 25/03/2024
LOCAL: Auditório 801 do 8º andar do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Conhecimentos e crenças de formadores de professores sobre a Matemática ao ensinar Álgebra na formação de professores: um estudo de caso na Licenciatura em Pedagogia

Este trabalho surge de inquietações oriundas da desafiadora função de formar professores para o ensino da Matemática na Educação Básica, em especial para os anos iniciais do ensino fundamental. Tendo por referência os formadores e a sua importância reconhecida no processo de formação de professores, nos dedicamos a compreender como decorre o desenvolvimento profissional de uma formadora de professores dos anos iniciais no que refere a seus conhecimentos e crenças acerca da Matemática e seu ensino, ao vivenciar uma experiência formativa tematizando a Álgebra num curso de Licenciatura em Pedagogia. Desse modo, os objetivos específicos dessa tese perpassam por compreender e caracterizar o conhecimento para o ensino da matemática e da Álgebra que estão presentes nos documentos curriculares vinculados à Licenciatura em Pedagogia; identificar e mapear as crenças sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem, e compreender o papel delas no desenvolvimento de conhecimentos profissionais de uma formadora de professores em sua prática letiva em um curso de Licenciatura em Pedagogia; descrever e explicar os conhecimentos, as crenças e as práticas utilizadas por uma formadora de professores durante sua atividade docente, com vistas a oportunizar aprendizagem profissional a futuros professores para ensinar Álgebra nos anos iniciais; e identificar e compreender as visões de futuros professores, acerca da prática de uma formadora de professores ao oportunizar aprendizagens profissionais para o ensino de Álgebra nos anos iniciais, durante uma disciplina de Ensino de Matemática na Licenciatura em Pedagogia. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira documental e a segunda uma pesquisa de intervenção, viabilizada por um estudo de caso. Na primeira etapa, documental, investigamos os documentos que regulamentam os cursos de Licenciatura em Pedagogia no Brasil e, em seguida, direcionamos os olhares para os documentos que regem o curso de Licenciatura em Pedagogia a que pertence a formadora que participou da pesquisa de intervenção. Na segunda etapa da pesquisa, realizamos uma experiência formativa com uma formadora de professores responsável pela disciplina de Matemática na Licenciatura em Pedagogia. A proposta nessa experiência formativa foi facilitar o planejamento, desenvolvimento e reflexão de três aulas que envolvessem tarefas formativas voltadas ao ensino da Álgebra na Licenciatura em Pedagogia. Como principais resultados, destacamos o pouco espaço dedicado à formação matemática na Licenciatura em Pedagogia e a falta de delimitação da Álgebra enquanto temática que deve ser trabalhada na formação do professor dos anos iniciais, o papel que as crenças sobre a Matemática, seu ensino e aprendizagem da formadora possuíam em sua prática letiva, e como a reorganização dessas crenças pôde contribuir para a mobilização, ampliação e desenvolvimento dos conhecimentos profissionais da formadora. Nesse sentido, podemos afirmar que o desenvolvimento profissional da formadora pôde ser analisado sob dois pontos de vista: (i) a sua participação em uma experiência formativa que envolvia sua própria prática letiva e (ii) a ressignificação das suas crenças sobre a Matemática, seu ensino e aprendizagem, e a mobilização, ampliação e desenvolvimento de seus conhecimentos profissionais. Para isso, entendemos que a participação na experiência formativa foi ponto central para o desenvolvimento profissional da formadora, uma vez que observamos como isso despertou sua atenção para a própria prática letiva. Em outras palavras, durante o envolvimento dela na experiência formativa, oferecemos ferramentas apontadas pela literatura como potencializadoras para que ela voltasse seu olhar para o planejamento, desenvolvimento e reflexão de suas aulas. Além disso, é preciso destacar a importância de a experiência formativa ser composta por uma sequência de três aulas, proporcionando meios para que a formadora fosse refinando sua prática letiva a partir das reflexões das aulas anteriores. A partir desses resultados, defendemos a participação de formadores em processos formativos com o design elaborado em nosso estudo, com especial ênfase no envolvimento da própria prática letiva, pois apresenta-se como uma oportunidade de reorganização de suas crenças, mobilização, desenvolvimento e ampliação de seus conhecimentos profissionais e transformação de suas práticas.

Presidente - Interno ao Programa - 1837745 - ALESSANDRO JACQUES RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1798480 - REGINA HELENA DE OLIVEIRA LINO FRANCHI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - HÉLIA MARGARIDA APARÍCIO PINTÃO DE OLIVEIRA - Univ Lisboa
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - Adair Mendes Nacarato - USF