PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNELIESE DE OLIVEIRA LOZADA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANNELIESE DE OLIVEIRA LOZADA
DATA : 06/03/2024
LOCAL: Remota

Elaboração e validação de livro paradidático para o ensino de probabilidade: o trilhar de uma proposta para o nono ano do ensino fundamental

O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar o processo de elaboração de um livro paradidático para apoiar o ensino de conteúdo probabilístico direcionado ao nono ano do ensino fundamental. Inicialmente, buscou-se identificar de que forma os alunos desse ciclo concebem, a partir do conhecimento do dia a dia e/ou do que aprenderam na escola, o significado de diferentes vocábulos que identificam o tipo de linguagem utilizada por esse grupo e identificar se gostariam que fosse elaborado material didático em forma de livro (paradidático) e de que forma seria. Foram realizadas análises textuais, por meio do software IraMuTeQ (Interface R para Texto Multidimensional e Análise de Questionário) na qual utilizou-se análises multivariadas (Classificação Hierárquica Descendente - CHD, Análise Fatorial e Análises de Similitude) e para complementar as análises apresentou-se nuvens de palavras, para avaliar a visão do aluno para a construção do livro paradidático. A elaboração de livro paradidático, após verificar e analisar como os alunos concebem ser os aspectos para a sua construção é composto por situações problema ou tarefas, constituída de uma sequência de subtarefas, que podem ser realizadas utilizando diversas técnicas, justificadas pela tecnologia que utiliza a Teoria da Probabilidade como objeto de estudo. Assim, na sequência, foram elaboradas as atividades (tarefas ou situações-problema) probabilísticas que comporão o paradidático, tomando como princípio a Teoria Antropológica da Didática – TAD de Yves Chevallard na organização didática e praxeológica matemática (probabilística) para indicar aspectos didáticos e teóricos. Buscou-se na elaboração das atividades utilizar o documento norte-americano Diretrizes para Avaliação e Instrução no Ensino de Estatística – GAISE e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC que atendam às necessidades de compreensão e assimilação dos conceitos probabilísticos por parte dos alunos nesse ciclo de estudos. Por fim, será utilizada a Teoria das Situações Didáticas - TSD de Guy Brousseau que servirá de suporte para a avaliação das atividades que comporão o livro paradidático considerando aspectos de intervenção de conceitos probabilísticos junto a turmas do nono ano do ensino fundamental, buscando identificar o desenvolvimento de competências e habilidades relativas às noções básicas de probabilidade. Acredita-se ser necessário investigar e buscar uma compreensão mais ampla e fundamentada sobre o uso de livros paradidáticos, tanto no desenvolvimento da leitura quanto na escrita, e consequentemente, nos conteúdos probabilísticos que se ensina no nono ano do ensino fundamental. A intenção da construção do paradidático não é substituir o livro didático e sim, complementá-lo, e inserir este material com mais um elemento na formação dos alunos da Educação Básica em relação aos conteúdos probabilísticos. É necessário ressaltar a importância de o aluno ter contato com a leitura e interpretação de textos em sua educação inicial, podendo ser auxiliada com o livro paradidático, assim ele trabalhará esses conceitos de uma forma mais prazerosa.

Presidente - Interno ao Programa - 1349564 - AILTON PAULO DE OLIVEIRA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2269039 - MARCIA AGUIAR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - NILSON JOSÉ MACHADO - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - AURILUCI DE CARVALHO FIGUEIREDO - UNIMES