PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA BARLETTA MARTINS

DISCENTE : FERNANDA BARLETTA MARTINS
DATA : 08/03/2024
LOCAL: campus Santo André

PCN x BNCC: O QUE MUDOU EM RELAÇÃO AO DISCURSO DA REPRESENTAÇÃO DE CORPOS E DAS ABORDAGENS DE SEXUALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS?

Não há neutralidade em posições ideológicas, portanto, o livro didático influencia na cultura escolar, na implantação do currículo e na prática docente, já que é o maior recurso didático disponibilizado em sala de aula. Os padrões estabelecidos pela sociedade são refletidos e mantidos na escola, que é onde existem indivíduos de diversos tipos de corpos (gênero, raça, deficiência, idade), classes sociais e posições hierárquicas. Por outro lado, os corpos são representados nos livros didáticos seguindo um certo padrão “universal”, como se todos tivéssemos as mesmas características, desconsiderando a representatividade da diversidade individual de cada corpo. Parece-nos necessário discutir sobre como o corpo humano vem sendo representado pela Biologia/Ciências e como isso pode possuir relação com processos de exclusão escolar (e social). Nesta perspectiva, com a mudança dos documentos educacionais, com a superação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e com a introdução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), surgem questionamentos sobre como os corpos e a abordagem da sexualidade estão representados nos novos livros didáticos e quais mudanças ocorreram. O objetivo deste trabalho é analisar o discurso presente nas imagens de corpos humanos e nas abordagens da sexualidade encontradas em livros didáticos de Ciências de 7ª série/8º ano do Ensino Fundamental, que fizeram parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em quatro diferentes períodos (2008, 2011, 2014 e 2020), fazendo comparação, em especial, quanto à representação de corpos humanos e às ideias de norma e diferença. Nosso estudo está pautado nas ideias de Guacira Lopes Louro, as quais são baseadas nos estudos de Michel Foucault, para discutir sexualidade, corporeidade, norma e diferença de corpos. Esta pesquisa é configurada como qualitativa e documental, cujos dados foram discutidos a partir da Análise do Discurso (AD). Percebemos uma maior representação de corpos diversificados nos livros didáticos aprovados no último PNLD (2020), com a presença de corpos negros, de pessoas portadoras de deficiência, pessoas idosas, além da representação de diversas formações familiares, ainda persistindo alguns padrões relacionados ao biológico, como os órgãos genitais, as modificações da puberdade e gravidez. Consideramos que um dos motivos por essa grande mudança no livro didático, possa estar relacionado a uma habilidade da BNCC bastante genérica, podendo, assim, ser abordada de diversas maneiras, além desse novo documento ser obrigatório e não mais apenas norteador como os PCN. Contudo, supomos que as conquistas por direitos e pela representatividade das minorias vêm com muita luta e pressão da sociedade, além de muitas leis e políticas públicas que foram praticadas nos últimos anos para a equidade de minorias. Portanto, entendemos que a habilidade da BNCC foi consequência dessa luta e não o contrário. Esse trabalho está em desenvolvimento ainda com o intuito de contribuir para que os livros didáticos sejam mais representativos dos diversos corpos reais existentes na sociedade, assumindo uma postura de superação de visões preconceituosas e normatizantes, construindo outros discursos onde não seja necessário diferenciar o normal do anormal.

Presidente - Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1546618 - MARCELO ZANOTELLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LÍVIA MARIA TIEDE - CEBRAP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA