PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUZIA ROSELI DA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUZIA ROSELI DA SILVA SANTOS
DATA : 12/03/2024
LOCAL: Remota

Elaboração e Validação de livro paradidático para o ensino de estatística: o trilhar de uma proposta para o quinto ano do ensino fundamental

O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar o processo de elaboração de um livro estatística para apoiar o ensino de conteúdo estatístico direcionado ao quinto ano do ensino fundamental. Inicialmente, na dissertação de mestrado de Silva Santos (2021), identificou-se a forma pela qual os alunos desse ciclo concebem, a partir do conhecimento do dia a dia e/ou do que aprenderam na escola, o significado de diferentes vocábulos que identificam o tipo de linguagem utilizada por esse grupo e identificado que gostariam que fosse elaborado material didático em forma de livro (paradidático) para o ensino de estatística. A elaboração de livro paradidático, após verificar e analisar como os alunos concebem ser os aspectos para a sua construção é composto por situações problema ou tarefas, constituída de uma sequência de subtarefas, que podem ser realizadas utilizando diversas técnicas, justificadas pela tecnologia que utiliza conceitos estatísticos como objeto de estudo. Assim, na sequência, foram elaboradas as atividades (tarefas ou situações-problema) estatísticas que comporão o paradidático, tomando como princípio a Teoria Antropológica da Didática – TAD de Yves Chevallard na organização didática e praxeológica matemática (estatística) para indicar aspectos didáticos e teóricos. Buscou-se na elaboração das atividades utilizar o documento norte-americano Diretrizes para Avaliação e Instrução no Ensino de Estatística – GAISE e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC que atendam às necessidades de compreensão e assimilação dos conceitos estatísticos por parte dos alunos nesse ciclo de estudos. Por fim, será utilizada a Teoria das Situações Didáticas - TSD de Guy Brousseau que servirá de suporte para a avaliação das atividades que comporão o livro paradidático considerando aspectos de intervenção de conceitos estatísticos junto a turmas do quinto ano do ensino fundamental, buscando identificar o desenvolvimento de competências e habilidades relativas á Estatística. Acredita-se ser necessário investigar e buscar uma compreensão mais ampla e fundamentada sobre o uso de livros paradidáticos, tanto no desenvolvimento da leitura quanto na escrita, e consequentemente, nos conteúdos estatísticos que se ensina no quinto ano do ensino fundamental. A intenção da construção do paradidático não foi substituir o livro didático e sim, complementá-lo, e inserir este material com mais um elemento na formação dos alunos da Educação Básica em relação aos conteúdos estatísticos. É necessário ressaltar a importância de o aluno ter contato com a leitura e interpretação de textos em sua educação inicial, podendo ser auxiliada com o livro paradidático, assim ele trabalhará esses conceitos de uma forma mais prazerosa.

Presidente - Interno ao Programa - 1349564 - AILTON PAULO DE OLIVEIRA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CELSO RIBEIRO CAMPOS - PUC - SP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1798480 - REGINA HELENA DE OLIVEIRA LINO FRANCHI