Avaliação de livros paradidáticos publicados no mercado editorial brasileiro direcionados ao ensino de estatística e os anos iniciais do ensino fundamental (6 a 10 anos)
Este estudo analisa a presença dos conceitos estatísticos em projetos editoriais (livros paradidáticos) para estudantes brasileiros que cursam os anos iniciais do Ensino Fundamental (6 a 10 anos), considerando documentos nacionais e internacionais. Ademais, observa-se que os livros paradidáticos no mercado editorial brasileiro e voltados ao ensino de Estatística para os anos iniciais do Ensino Fundamental constituem-se, em sua maioria, por narrativas ficcionais, apresentando elementos cognitivos que podem estimular a atenção dos alunos-leitores por meio da abordagem de conteúdos estatísticos com um aspecto mais agradável, especialmente, ao ser vislumbrado como uma ferramenta que possui um aspecto lúdico, imaginário e possivelmente atraente. Assim, para a obtenção dos dados, foi considerado um instrumento baseado na técnica de análise de conteúdo segundo proposta de Estefanía Espina de la Cruz e María Luisa Novo, composto por dezessete categorias, organizadas em quatro dimensões: 1) Descrição do projeto editorial; 2) Presença da Estatística; 3) Conteúdos abordados; 4) Planejamento e gestão. Os resultados preliminares obtidos mostram que a presença da estatística nesses projetos editoriais ainda é escassa e não oferece aos professores informação suficiente para promover a literacia estatística. Conclui-se que é necessário que os projetos editoriais repensem as tarefas propostas aos alunos dessa faixa etária para que, em seu conjunto, lhes permitam desenvolver uma postura crítica perante a quantidade de dados e situações de incerteza em nosso ambiente.