Educação Integral em Sexualidade na pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental: como engajar as famílias?
O presente trabalho tem como objetivo compreender o que pensam as famílias sobre a Educação Integral em Sexualidade (EIS) na escola e descobrir formas de desenvolver confiança, parceria e engajamento para o desenvolvimento do trabalho na escola visando o autoconhecimento e a autoproteção. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, sendo dividida em três etapas: a primeira consistia em questionário digital, a segunda em reunião de Grupo Focal com os participantes da primeira etapa, com o objetivo de trazer os dados levantados e apresentar trabalhos em EIS já desenvolvidos, bem como apresentar os conteúdos e formas de trabalho de acordo com os referenciais bibliográficos. A terceira etapa consistia no preenchimento de um formulário de avaliação após a reunião do grupo, com as impressões e opiniões das famílias participantes. Após a coleta de resultados, foi feita a análise dos dados com base na Análise Temática, na qual foi feita uma leitura criteriosa e codificação para o levantamento de temas. Foi aferido que as famílias não tinham conhecimento sobre os conteúdos trabalhados em EIS e os pensamentos que permeavam o imaginário delas eram principalmente a questão de gênero, sendo uma das preocupações das famílias na abordagem do tema em sala de aula, bem como a idade das crianças e a metodologia dos professores. Até o momento, podemos concluir que a formação com as famílias em reuniões, nas quais informamos conteúdos, metodologias e trabalhos realizados, pode configurar uma ação para desenvolver a parceria e o engajamento delas no trabalho com a escola, priorizando os direitos e protegendo nossas crianças.