PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA RODRIGUES BUSCARIOLI TRESSINO

DISCENTE : CAMILA RODRIGUES BUSCARIOLI TRESSINO
DATA : 28/02/2024
LOCAL: remoto

Educação Integral em Sexualidade na pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental: como engajar as famílias?

O presente trabalho tem como objetivo compreender o que pensam as famílias sobre a Educação Integral em Sexualidade (EIS) na escola e descobrir formas de desenvolver confiança, parceria e engajamento para o desenvolvimento do trabalho na escola visando o autoconhecimento e a autoproteção. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, sendo dividida em três etapas: a primeira consistia em questionário digital, a segunda em reunião de Grupo Focal com os participantes da primeira etapa, com o objetivo de trazer os dados levantados e apresentar trabalhos em EIS já desenvolvidos, bem como apresentar os conteúdos e formas de trabalho de acordo com os referenciais bibliográficos. A terceira etapa consistia no preenchimento de um formulário de avaliação após a reunião do grupo, com as impressões e opiniões das famílias participantes. Após a coleta de resultados, foi feita a análise dos dados com base na Análise Temática, na qual foi feita uma leitura criteriosa e codificação para o levantamento de temas. Foi aferido que as famílias não tinham conhecimento sobre os conteúdos trabalhados em EIS e os pensamentos que permeavam o imaginário delas eram principalmente a questão de gênero, sendo uma das preocupações das famílias na abordagem do tema em sala de aula, bem como a idade das crianças e a metodologia dos professores. Até o momento, podemos concluir que a formação com as famílias em reuniões, nas quais informamos conteúdos, metodologias e trabalhos realizados, pode configurar uma ação para desenvolver a parceria e o engajamento delas no trabalho com a escola, priorizando os direitos e protegendo nossas crianças.

Presidente - Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1364215 - MIRIAN PACHECO SILVA ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ZÉLIA FERREIRA CAÇADOR ANASTÁCIO - UMINHO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT