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Banca de DEFESA: LUCIANA MARTILIANO MILENA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA MARTILIANO MILENA
DATA : 26/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: modo remoto
TÍTULO:

A produção de textos escritos de ciências em inglês e a participação de estudantes não-nativos de língua inglesa em práticas epistêmicas no Ensino Superior

 



PÁGINAS: 250
RESUMO:

Nesta pesquisa, investigamos como estudantes universitários, falantes não nativos de língua inglesa, participam de práticas epistêmicas (PEs) ao escreverem textos científicos em inglês em um curso introdutório de ciências gerais de uma universidade pública e internacionalizada, ministrado na perspectiva do EMI (English as a Medium of Instruction, ou Inglês como Meio de Instrução). As questões de pesquisa que orientam este estudo são: (Questão 1) Como estudantes universitários – falantes não nativos de língua inglesa – em um curso introdutório de ciências ministrado na perspectiva do EMI, participam de práticas epistêmicas ao produzirem  um texto científico escrito em inglês, relatando um projeto investigativo por eles desenvolvido? Inseridos nessa primeira questão de pesquisa, há dois objetivos: (i) caracterizar as práticas epistêmicas desenvolvidas pelos estudantes na elaboração de seus artigos científicos em língua inglesa; (ii) caracterizar as relações entre o uso da língua inglesa e o processo de participação em práticas epistêmicas na elaboração dos artigos científicos; (Questão 2) Como a escrita científica em inglês desses estudantes e sua participação em práticas epistêmicas refletem aspectos de perspectivas de internacionalização da universidade onde ocorrerá a investigação? Inseridos nessa segunda questão de pesquisa, há mais dois objetivos: (iii) caracterizar a política institucional de internacionalização da universidade em relação a disciplinas em inglês; (iv) contrapor análises da política institucional com as análises de práticas epistêmicas nas quais os estudantes participam ao escrever textos. Operando sob a lógica da Pesquisa Qualitativa, empregamos pressupostos da Pesquisa em Escrita para a análise dos textos científicos dos(as) estudantes. Para estabelecer um diálogo entre a análise da escrita científica em inglês que ocorre na disciplina sob estudo e a internacionalização do currículo na universidade em questão (UFABC), examinamos seu Plano Institucional de Internacionalização do ponto de vista da teoria social de Jürgen Habermas, uma lente teórica que nos permite enxergar ações (sociais) no documento institucional. O corpus textual corresponde aos artigos científicos elaborados em inglês pelos(as) estudantes que cursaram a disciplina Base Experimental das Ciências Naturais (BECN) em inglês em 2019 - obrigatória para a formação no Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), um dos programas interdisciplinares da UFABC - e pelos textos-modelos em inglês constantes do livro da disciplina. Esses textos, disponíveis para consulta em sítio eletrônico, foram analisados quanto a seus movimentos retóricos (MRs), níveis epistêmicos (NEs), situações de code-switching (CS) e, por fim, práticas epistêmicas. Como não tivemos acesso às aulas que deram origem às produções escritas, as análises de MRs, NEs e CS nos auxiliaram na caracterização das PEs desenvolvidas pelos(as) estudantes-autores(as) na escrita de seus textos. O presente estudo também conta com a caracterização do contexto de pesquisa, que contempla uma discussão sobre o ensino em inglês na UFABC, uma descrição da história da turma a partir dos documentos da disciplina, uma entrevista com o docente responsável por suas aulas em inglês, e um questionário aplicado aos alunos e alunas. Como principais resultados desta investigação, a caracterização detalhada de PEs desenvolvidas pelos(as) estudantes na elaboração de seus artigos científicos em língua inglesa, que abarcam práticas de proposição, comunicação, avaliação e legitimação do conhecimento, evidencia que elas estão presentes nos textos como um todo, não se restringindo a seções específicas dos artigos. Encontramos evidências da ocorrência concomitante de algumas PEs, o que corrobora a complexidade do construto. A caracterização das PEs foi enriquecida pelas análises de MRs, NEs e CS, que nos ajudaram, respectivamente, a compreender o contexto educacional da turma, a fazer conjecturas acerca de como os(as) estudantes relacionavam dados empíricos e teóricos para a construção de suas explicações, e a refletir sobre as práticas culturais adotadas pelo grupo, apontando para características contextuais, papéis sociais e relações entre docente e discentes. No que diz respeito à caracterização das relações entre o uso da língua inglesa e o processo de participação em práticas epistêmicas na elaboração dos artigos científicos, verificamos que o uso do inglês para a escrita não demonstrou ter comprometido o engajamento dos participantes em PEs. A escrita científica em inglês promovida em BECN mostrou-se uma atividade epistemicamente densa, oportunizando a introdução dos(as) estudantes às formas de construir e comunicar conhecimento em ciências. Podemos dizer que o caráter da disciplina, os textos que nela circularam, a postura do docente e a resposta dos(as) estudantes a tudo isso contribuíram para que esse contexto fosse frutífero à manifestação de PEs. Passando para a caracterização da política institucional de internacionalização da UFABC em relação a disciplinas em inglês, e posterior contraposição dessa análise ao exame de práticas epistêmicas nos artigos científicos, vemos que o EMI em BECN têm caráter essencialmente dramatúrgico e comunicativo, já que oportuniza tanto uma “apresentação dos sujeitos” quanto um “processo cooperativo de interpretação” do que é ser cientista em um ambiente educacional internacionalizado. Nossos resultados indicam que a produção de artigos científicos em inglês no âmbito da disciplina foi um marco significativo na constituição de uma perspectiva científica e internacional nestes(as) estudantes que davam seus primeiros passos no Ensino Superior.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1371962 - DANUSA MUNFORD
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PAULA CRISTINA CARDOSO MENDONÇA - UFOP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MAÍRA BATISTONI E SILVA - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARÍLIA MENDES FERREIRA - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LÚCIA HELENA SASSERON ROBERTO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - LUIZ GUSTAVO FRANCO SILVEIRA - UFMG
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ANGELICA OLIVEIRA DE ARAUJO - UFVJM
Notícia cadastrada em: 23/01/2024 12:45
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