PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA CRISTINA TREVISAN

DISCENTE : SANDRA CRISTINA TREVISAN
DATA : 02/02/2024
LOCAL: por participação remota

Os espaços de educação não formal e a divulgação científica em um curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Dado o pressuposto de que a educação é importante, entendemos que a formação de professoras também é, por esse motivo voltamos nosso olhar para a formação inicial realizada formalmente em cursos de licenciatura, cuja organização foi construída ao longo da história de maneira a formar profissionais para lecionar áreas específicas do conhecimento, como uma projeção das grandes áreas das Ciências: Química, Biologia, Matemática etc. A busca contínua de melhorias nessa formação inicial faz com que várias(os) pesquisadoras(es) se dediquem a entender e propor novos desafios para os currículos desses cursos, dentre eles, estabelecer a interdisciplinaridade como trilha possível para transpor a fragmentação e a ausência de diálogo entre as diferentes áreas do saber, bem como superar a naturalização de que o conhecimento tem caráter estático como no currículo (pr)escrito. Entendemos que a educação não formal e a divulgação científica têm grande potencial de contribuição para os desafios impostos à formação de professoras, dada uma das características compartilhadas por ambas: a dialogicidade. A pesquisa ora apresentada tem como objetivo geral compreender se e como um curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais (LICN) aborda a temática da educação não formal e da divulgação científica em seus documentos orientadores. Tem, ainda, como objetivos específicos: identificar em quais elementos do currículo as temáticas estão ou poderiam estar inseridas e qual abordagem é dada para as temáticas. De caráter qualitativo e documental, a pesquisa foi realizada por meio de levantamento de palavras-chave em documentos da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e nos documentos específicos do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza ofertado pelo Instituto de Formação de Educadores dessa Universidade. Nossos resultados preliminares indicam que as palavras com maior número de citações – Centro de Ciências e Cultura – estão associadas a unidades que compõem o organograma da UFCA. Já a terceira mais citada – Museu – trouxe novos questionamentos, dentre eles: será que os projetos de museus virtual e físico estão articulados e envolvem pessoas da LICN? Todas palavras-chave citadas demandam uma análise com maior esmero, a fim de determinarmos se estão associadas à inserção da educação não formal e da divulgação científica nas diretrizes e aspirações da LICN e da UFCA. Análise esta que será relacionada à literatura referente à formação de professores, currículo, interdisciplinaridade, educação não formal e divulgação científica.

Presidente - Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ITAMAR SOARES OLIVEIRA - UNIVASF
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1546618 - MARCELO ZANOTELLO