PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: JOYCE FICO RAMALHÃES DE SOUZA

DISCENTE : JOYCE FICO RAMALHÃES DE SOUZA
DATA : 23/02/2024
LOCAL: Sala 307 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

A extensão universitária no campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos

A extensão universitária representa a integração crucial entre pesquisa e ensino, enriquecendo a formação profissional e proporcionando uma compreensão mais profunda da realidade para além dos limites da universidade, estabelecendo uma conexão direta com o ambiente circundante. Apesar de sua importância em integrar conhecimentos e fomentar a interação entre a comunidade acadêmica e a região, é frequente observar que a extensão assume um papel indefinido nas instituições de ensino superior, carecendo de uma abordagem unificada e negligenciando as particularidades dos contextos locais. A ausência de um propósito claro, capaz de sustentar uma continuidade nas atividades extensionistas, por vezes, resulta em uma prática fragmentada, na qual as ações ocorrem de maneira isolada, culminando em uma relação destituída de significado para a comunidade regional. Assim, em muitas universidades brasileiras, o conhecimento produzido ainda está predominantemente vinculado ao ensino e à pesquisa, desconectado das necessidades sociais e do cotidiano. Embora a universidade possua diversas contribuições a oferecer à sociedade, é imperativo reconhecer que a sociedade também detém conhecimentos valiosos a compartilhar, e essa troca de saberes só é possível por meio da extensão. Diante desse cenário, esta pesquisa examinou a extensão em um campus específico da Universidade Federal de São Carlos, o campus Lagoa do Sino. Inaugurado em 2014, esse campus está situado em uma região predominantemente agrícola, caracterizada por um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano do estado de São Paulo, tendo sua construção viabilizada por meio de uma doação de uma fazenda. Essa doação ocorreu a partir do comprometimento da universidade com a sociedade e a região, reforçado por meio das atividades extensionistas. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo compreender como a extensão se desenvolve em um campus com essas particularidades. Para tanto, realizou-se uma análise documental de documentos referentes ao desenvolvimento institucional, implementação do campus, relatórios de gestão, registros de ações extensionistas, dentre outros. Além disso, foram conduzidas entrevistas com cinco colaboradores ocupando diferentes cargos, incluindo um participante envolvido no processo de criação do campus. Os conteúdos dessas entrevistas foram analisados por meio de análise de conteúdo categorial, aliadas à avaliação de documentos pertinentes aos objetivos da pesquisa. Os resultados indicam que a extensão universitária no campus Lagoa do Sino se manifesta de maneira singular desde sua criação. Apesar de alguns pontos passíveis de aprimoramento, o campus se destaca por conceber e implementar a extensão como um pilar fundamental da universidade, valorizando as camadas populares, compreendendo as fragilidades regionais e buscando, de diversas maneiras, progredir como uma instituição pública de ensino comprometida com seu entorno.

Presidente - Interno ao Programa - 3120420 - BRUNO RAFAEL SANTOS DE CERQUEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1591968 - TÁRCIO MINTO FABRÍCIO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA