PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA APARECIDA CAMARGO DE OLIVEIRA

DISCENTE : JÉSSICA APARECIDA CAMARGO DE OLIVEIRA
DATA : 19/12/2023
LOCAL: Remoto

ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA: PROFESSOR POLIVALENTE EM FOCO

Este relatório tem como objetivo principal trazer à tona os encaminhamentos feitos na pesquisa de mestrado em andamento que visa refletir sobre a formação e atuação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), aqui denominados polivalentes, na qual a própria pesquisadora como docente polivalente se situa. Apresenta como tema central a relação do professor polivalente com o ensino da matemática e as possíveis necessidades e possibilidades partindo da formação inicial desse profissional e considerando, epecificamente, uma tendência em educação matemática que é a etnomatemática  As bases teóricas desta pesquisa encontram-se alicerçadas em estudos sobre a profissionalização do trabalho docente e formação de professores, pautadas em autores de referência na área, aliados às propostas relacionadas à  etnomatemática.. A metodologia utilizada será a pesquisa qualitativa, tendo como espaço para a coleta de dados as reuniões pedagógicas realizadas pela pesquisadora em sua ação como coordenadora pedagógica em uma escola municipal pública da região do ABC. Os instrumentos de coleta de dados propostos pela pesquisadora envolvem: 1. questionários aos docentes do EF objetivando levantar dados que permitam mapear o perfil desses docentes. 2. registros escritos e em áudio ou vídeo obtidos a partir de uma formação pedagógica a ser proposta como uma ação de extensão a ser realizada na própria Unidade Escolar onde atuam. A análise dos dados será encaminhada a partir desses registros e estará em construção após sua organização. O que se espera como contribuição da pesquisa é criar subsídios à discussão sobre o ensino de matemática e o professor polivalente, de modo a que este olhe criticamente para as crenças que tenha, que afetam suas escolhas didático-pedagógicas e que levam para a sala de aula. Podendo contribuir, também, com programas de formação docente , em especial, para a formação continuada em serviço para os envolvidos na pesquisa e na Unidade Escolar, propiciando a desenvolverem uma prática em sala de aula mais cidadã e inclusiva sob o ponto de vista multicultural e etnomatemático.

Presidente - Interno ao Programa - 1998501 - VIVILI MARIA SILVA GOMES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ELIANE COSTA SANTOS - UNILAB
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS