PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: ZENILDO SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ZENILDO SANTOS
DATA : 14/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/lucio-13
TÍTULO:

CULTURA ESCOLAR E ENSINO DE MATEMÁTICA: O CASO DO GINÁSIO MUNICIPAL AMÉRICO SOUTO, AIQUARA-BA (1970-1980)


PÁGINAS: 255
RESUMO:

As transformações sociais, políticas, econômicas e culturais ocorridas no Brasil nos anos de 1960, as quais até hoje sentimos a presença, marcaram sobremaneira a sociedade brasileira da década seguinte, a de 1970. No campo educacional, tais transformações tiveram como um de seus desdobramentos a reforma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação que passou a vigorar em 1971. Entender os efeitos destas transformações, da nova legislação e das políticas que a acompanharam tem sido objeto de pesquisas e debates na área de História da Educação nas últimas décadas. Visando contribuir com tais debates, a presente tese busca identificar e articular algumas características relativas à cultura escolar e, em particular ao ensino de matemática, com o referido quadro de transformações desencadeado a partir do final dos anos de 1960.  Partindo da hipótese de que os efeitos do contexto político, social, econômico e cultural tiveram reflexos na cultura escolar não apenas em grandes centros urbanos, como é conhecido, mas também em pequenas cidades do interior, consideramos o caso do Ginásio Municipal Américo Souto (GMAS), inaugurado em 1970 na pequena cidade de Aiquara, no interior do estado da Bahia. Tal escolha foi orientada à partir de pesquisas recentes que investigaram o ensino de matemática no nível primário em Aiquara e que apontaram para as potenciais contribuições que um aprofundamento e uma ampliação ao ensino ginasial poderiam oferecer para uma melhor compreensão da cultura escolar e do ensino de matemática no interior do país. Assim, partindo de referenciais teórico-metodológicos próprios aos estudos sobre a Cultura Escolar e sobre a História da Educação Matemática, consideramos um conjunto de fontes constituídas, entre outras, de documentos oficiais, livros didáticos, jornal estudantil, trabalhos artísticos e entrevistas com professores que atuaram no GMAS. A partir do tratamento e da análise das fontes e das reflexões desenvolvidas à luz dos referenciais teóricos, foi possível elaborarmos uma primeira caracterização da cultura escolar e do ensino de matemática presentes no GMAS. Foi também possível estabelecermos articulações entre tais características e o contexto das lutas políticas, sociais, culturais e educacionais no Brasil dos anos de 1970. Neste sentido, vale destacarmos a presença, no ambiente escolar do GMAS, de estímulos a ideais patrióticos conforme a perspectiva militar, a presença de iniciativas de difusão cultural por meio de festas e de jornal estudantil, assim como a circulação, sobretudo através de livros didáticos, de novas perspectivas para o ensino da Matemática, como as elaboradas pelo Movimento da Matemática Moderna. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1488255 - LUCIO CAMPOS COSTA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1656374 - MARCIA HELENA ALVIM
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1679016 - VIRGINIA CARDIA CARDOSO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - VIVIANE BARROS MACIEL
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CLAUDINEI DE CAMARGO SANT'ANA - UESB
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1998501 - VIVILI MARIA SILVA GOMES
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - MIKAEL FRANK REZENDE JUNIOR - UNIFEI - UNI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - IRANI PAROLIN SANT'ANA - UESB
Notícia cadastrada em: 30/10/2023 10:21
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