PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: FRANCISCO RIBAS RODRIGUES

DISCENTE : FRANCISCO RIBAS RODRIGUES
DATA : 07/12/2023
LOCAL: online

Emoções e conflitos no ensino: Impactos de um curso de formação para professores do ensino básico em suas concepções sobre conflitos em sala de aula

A prática de métodos de resolução de conflitos em escolas vem sendo estudada nas últimas décadas, mas não há um consenso sobre qual seria a melhor forma para resolvê-los e sequer existe um consenso sobre o significado do conflito neste contexto. Em meio a um cenário onde há uma falta de rigor científico e metodológico, diversos estudos surgiram propondo soluções para resolver tais situações conflituosas, todavia, estes estudos ainda carecem de metodologia rigorosa para determinar a eficácia dos métodos de resolução. Inspirando-se nos conceitos de Vigotski sobre desenvolvimento psicológico, desenvolvemos um curso de formação para professores que foi implementado em duas turmas de professores de escola do ensino básico, sendo a primeira em âmbito nacional, e a segunda para professores da cidade de Juiz de Fora/MG. Este trabalho tem como objetivo investigar se este curso de formação impactou a forma com a qual o conceito de conflito é percebido pelos professores. Utilizamos o método do Forma Mentis Network para medir como os professores percebiam o conceito de conflito no ambiente escolar, antes e depois do curso. Durante sua implementação foram coletadas as falas dos participantes. Os dados quantitativos apontam que é possível inferir que, após participar do curso, um indivíduo tem uma chance 2,15 vezes maior de atribuir uma valência neutra à palavra conflito do que antes. E a análise qualitativa indicou uma mudança na forma como os conflitos são percebidos, sugerindo que este curso de formação possui um potencial de mudança  na percepção dos professores em relação ao conceito de conflito, indicando que os conflitos podem ser vistos como aliados do desenvolvimento psicológico dos sujeitos envolvidos.

Presidente - Interno ao Programa - 1315289 - JOSE GUILHERME DE OLIVEIRA BROCKINGTON
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1658927 - MAISA HELENA ALTARUGIO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA GERALDA VIANA HELENO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI