PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE CRISTINA COUTO DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIANE CRISTINA COUTO DE LIMA
DATA : 18/12/2023
LOCAL: Sala 303 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

RESSIGNIFICANDO OS SABERES DOCENTES NUMA PERSPECTIVA REFLEXIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

A formação docente é um processo constante que está relacionado com suas experiências enquanto aluno até sua formação e o trabalho em sala de aula, o que torna importante a investigação e a análise de suas práticas pedagógicas, a fim de que se elimine a tradicional e histórica distinção entre teoria e prática docente, ou o conhecimento acadêmico e o saber fazer da prática. Neste cenário de formação de professores estão seus saberes docentes, aspectos importantes da profissão docente, podendo ser de origem profissional, curricular, disciplinar ou experiencial, trazidos de suas formações, de suas vivências enquanto alunos e/ou professores, ou da reflexão de suas práticas e da partilha com seus pares. Desta forma, haverá formação prática num diálogo com a teoria, e que, portanto, é na escola que se constrói uma identidade profissional, neste ambiente se formam os professores. A temática desta pesquisa está inserida na questão central: “como a prática reflexiva docente na formação continuada de professores de Ciências e Matemática pode contribuir para uma prática de ensino diferenciada, com vistas a um despertar crítico e interdisciplinar, possibilitando a (re)construção ou ainda a (re)significação dos seus saberes? Nosso objetivo geral é construir um entendimento sobre como a prática reflexiva docente pode contribuir para a interdisciplinaridade como prática pedagógica num processo de (re)construção ou (re) significação dos saberes docentes. Neste sentido nossos pressupostos teóricos se baseiam na formação docente, nos saberes docentes e nos processos reflexivos de formação na prática. A pesquisa empírica se configurou como uma pesquisa-ação guiada pelas diretrizes do método Design Science Research. Considerando que é nesse espaço de fronteira entre a Universidade e a Escola que tal formação deve ser pensada, buscaremos entender esse processo e suas vertentes nos processos reflexivos, na (re)construção ou (re)significação dos saberes docentes durante a formação continuada de professores de Ciências e Matemática, a partir de uma proposta de trabalho interdisciplinar. Esta pesquisa integra como sujeitos as professoras de Ciências e Matemática participantes do Programa Ciência na Escola, financiado pelo CNPq. Os resultados alcançados até o momento indicam que as professoras participantes mobilizaram e desenvolveram saberes relacionados à profissão docente tais como: aprender a planejar as ações de ensino que resultam em efetivas aprendizagens; aprender a refletir e discutir sobre suas práticas; comprometer-se com o próprio desenvolvimento profissional; dominar os objetos de conhecimento e saber como ensiná-los de forma colaborativa e cooperativa; tomar ciência de suas concepções multidisciplinares como um passo necessário ao trabalho interdisciplinar; aprender a trabalhar coletivamente criando ambientes de colaboração; dispor-se ao diálogo, à flexibilidade e à escuta; aprender a realizar avaliações constantes de suas práticas, refletindo sobre suas ações e tomadas de decisão com respeito e amizade. Nesse movimento, os dados coletados e analisados nos auxiliam a evidenciar o lugar da formação continuada e sua contribuição no desenvolvimento pessoal, profissional e institucional dos professores.

Presidente - Interno ao Programa - 1658927 - MAISA HELENA ALTARUGIO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1550494 - SERGIO HENRIQUE BEZERRA DE SOUSA LEAL
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA EUNICE RIBEIRO MARCONDES - USP