Aprendizagem de professores de matemática sobre o labor conjunto como prática pedagógica: uma práxis envolvendo investigações com o software GeoGebra para o ensino de geometria
Este relatório apresenta os avanços de uma pesquisa de doutorado, cujo objeto de estudo é a aprendizagem de professores de matemática sobre o labor conjunto como prática pedagógica, envolvendo investigações com o software GeoGebra, visando o ensino de geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A partir de questionar de que forma professores manifestam tal aprendizagem em um processo de formação continuada baseado na práxis, a pesquisa adota a perspectiva teórica de aprendizagem, fornecida pela teoria da objetivação, para analisar este fenômeno como o resultado de processos de objetivação e de subjetivação. Por conta da tese que decorrerá desta pesquisa for escrita no formato multipaper, o presente relatório divide-se em três partes. A primeira parte, dedicada à introdução, traz à tona as inquietações iniciais que motivaram a realização da investigação, a exposição do objeto de estudo, a pergunta diretriz e os objetivos a serem atingidos e a metodologia constituída. Por sua vez, a segunda parte, composta pelos capítulos da tese, apresenta o primeiro artigo publicado no âmbito da pesquisa, em que se descreve sistematicamente a revisão de literatura do estudo. Por fim, a terceira parte traz um resumo prospectivo das ações que serão eventualmente realizadas para dar continuidade à pesquisa e, com isso, responder a pergunta diretriz e atingir os objetivos estabelecidos. Quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa, destaca-se a recorrência ao método dialético-materialista, no intuito de acompanhar, captar e revelar a aprendizagem de cinco professores que ensinam matemática em uma escola da rede pública do Estado de São Paulo, que participaram voluntariamente em um processo formativo desenvolvido metodologicamente como um experimento formativo, e cujo design concebeu-se a partir da consideração dos referentes metodológicos, fornecidos pela teoria da objetivação, para a configuração de atividades de ensino-aprendizagem. Assim, descreve-se o objeto, os objetivos e as tarefas das atividades desenvolvidas no processo formativo, o modo como estas atividades foram conduzidas enquanto sistemas complexos e dinâmicos e a forma em que os dados da pesquisa foram produzidos no contexto supracitado.