PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA ALMEIDA DOS SANTOS

DISCENTE : BRUNA ALMEIDA DOS SANTOS
DATA : 29/11/2023
LOCAL: ONLINE

OS MODOS DE SENTIR O ENSINO DE FÍSICA: UMA NARRATIVA FEMININA

A importância das emoções no dia a dia tem sido analisada com entusiasmo pela Neurociência nas últimas décadas, tornando-se igualmente relevante para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem, embora ainda não seja muito discutida neste contexto. Vários fatores podem alterar o ambiente emocional em sala de aula, e neste estudo discutiremos como a ausência de mulheres pode impactar emocionalmente as estudantes no curso de Física no ensino superior.

Estereótipos de gênero foram formados desde os primórdios de nossas sociedades e vemos o reflexo disso também no meio acadêmico e na história da ciência. Assim, os cursos de física nas universidades brasileiras ainda apresentam um déficit na presença feminina em sala de aula. Com isso em mente, buscamos analisar quais emoções são mais frequentes nas mulheres durante as aulas na universidade, assim como a presença feminina na Física tem impactado as experiências e a retenção das estudantes no curso.

Presidente - Interno ao Programa - 1315289 - JOSE GUILHERME DE OLIVEIRA BROCKINGTON
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCIA CRISTINA BERNARDES BARBOSA - UFRGS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 280.027.908-71 - LEONARDO ANDRÉ TESTONI - UNIFESP