PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAÍNA MENDES PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANAÍNA MENDES PEREIRA DA SILVA
DATA : 07/11/2023
LOCAL: Sala 303 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

O uso de Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP): trabalho colaborativo  no contexto do desenvolvimento profissional de um formador de professores de Matemática

Esta pesquisa procede da realização de um processo de trabalho colaborativo, realizado entre um formador de professores de uma universidade brasileira e uma pesquisadora. Tem como objetivo compreender como um Trabalho Colaborativo envolvendo a concepção de uma Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP), para o ensino de Sistemas Lineares em uma disciplina de Álgebra Linear, oportuniza o desenvolvimento profissional para um formador de professores e uma pesquisadora. A fundamentação teórica-metodológica discute os aspectos em que se inscreve o estudo e dos entendimentos do desenvolvimento profissional dos professores principalmente no que se refere ao formador de professores de Matemática, trabalho colaborativo,  Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP), aprendizagem profissional e Educação Matemática Crítica (EMC). Refere-se a uma pesquisa que segue a abordagem qualitativa ancorada no paradigma interpretativo envolvendo um trabalho colaborativo entre um formador de professores de Matemática e uma pesquisada. A recolha de dados ocorreu por meio de entrevistas, observação participante com a elaboração de um diário de bordo, gravações de áudio e vídeo dos encontros (sendo realizadas as transcrições) e  do desenvolvimento em uma aula na disciplina de Álgebra Linear. Os resultados do estudo mostram que a literatura apontou as dificuldades dos estudantes nos tópicos curriculares da disciplina de Álgebra Linear, devido seu contexto formalizado, simbólico e abstrata. Destacam também a necessidade de estudos dos papéis e identidades dos formadores de professores de Matemática relacionadas à prática docente e sobre matemática ensinada na academia e a falta de articulação com a matemática escolar, bem como da necessidade de formação sólida dos formadores pautadas nos conhecimentos, que possibilitam emergir soluções e alternativas dentro do trabalho coletivo, abrangendo toda a ação pedagógica. Neste sentido que se tenha formadores de professores de Matemática em contexto de formação continuada voltada ao desenvolvimento profissional. O trabalho colaborativo constituiu-se como um ambiente favorável para o desenvolvimento de apoio, respeito mútuo e reciprocidade de aprendizagem na qual, através dos sucessivos desafios e corresponsabilidades partilhadas, foram desenvolvidas relações de colaboração e reflexões aprofundadas sobre própria prática que  potencializa a interação, aproximando universidade e escola por meio da participação de uma pesquisadora e de um formador de professores de Matemática.

Presidente - Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1837745 - ALESSANDRO JACQUES RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DARIO FIORENTINI - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CELI ESPASANDIN LOPES - PUC-CAMPINAS