PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAÍNA MENDES PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANAÍNA MENDES PEREIRA DA SILVA
DATA : 07/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 303 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TÍTULO:

O uso de Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP): trabalho colaborativo  no contexto do desenvolvimento profissional de um formador de professores de Matemática


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Esta pesquisa procede da realização de um processo de trabalho colaborativo, realizado entre um formador de professores de uma universidade brasileira e uma pesquisadora. Tem como objetivo compreender como um Trabalho Colaborativo envolvendo a concepção de uma Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP), para o ensino de Sistemas Lineares em uma disciplina de Álgebra Linear, oportuniza o desenvolvimento profissional para um formador de professores e uma pesquisadora. A fundamentação teórica-metodológica discute os aspectos em que se inscreve o estudo e dos entendimentos do desenvolvimento profissional dos professores principalmente no que se refere ao formador de professores de Matemática, trabalho colaborativo,  Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP), aprendizagem profissional e Educação Matemática Crítica (EMC). Refere-se a uma pesquisa que segue a abordagem qualitativa ancorada no paradigma interpretativo envolvendo um trabalho colaborativo entre um formador de professores de Matemática e uma pesquisada. A recolha de dados ocorreu por meio de entrevistas, observação participante com a elaboração de um diário de bordo, gravações de áudio e vídeo dos encontros (sendo realizadas as transcrições) e  do desenvolvimento em uma aula na disciplina de Álgebra Linear. Os resultados do estudo mostram que a literatura apontou as dificuldades dos estudantes nos tópicos curriculares da disciplina de Álgebra Linear, devido seu contexto formalizado, simbólico e abstrata. Destacam também a necessidade de estudos dos papéis e identidades dos formadores de professores de Matemática relacionadas à prática docente e sobre matemática ensinada na academia e a falta de articulação com a matemática escolar, bem como da necessidade de formação sólida dos formadores pautadas nos conhecimentos, que possibilitam emergir soluções e alternativas dentro do trabalho coletivo, abrangendo toda a ação pedagógica. Neste sentido que se tenha formadores de professores de Matemática em contexto de formação continuada voltada ao desenvolvimento profissional. O trabalho colaborativo constituiu-se como um ambiente favorável para o desenvolvimento de apoio, respeito mútuo e reciprocidade de aprendizagem na qual, através dos sucessivos desafios e corresponsabilidades partilhadas, foram desenvolvidas relações de colaboração e reflexões aprofundadas sobre própria prática que  potencializa a interação, aproximando universidade e escola por meio da participação de uma pesquisadora e de um formador de professores de Matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1837745 - ALESSANDRO JACQUES RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DARIO FIORENTINI - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CELI ESPASANDIN LOPES - PUC-CAMPINAS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2269039 - MARCIA AGUIAR
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - RAQUEL CARNEIRO DÖRR - UNB
Notícia cadastrada em: 28/09/2023 09:46
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