PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA GOMES DE SALES HIRSCH

DISCENTE : ALESSANDRA GOMES DE SALES HIRSCH
DATA : 01/11/2023
LOCAL: campus Santo André

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA EJA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE IST/AIDS

A educação sexual na EJA demanda uma série de ações não apenas dos docentes, como também se faz necessário criar políticas públicas que atendam as necessidades de uma modalidade com características próprias muito diversas como: condições sociais, identidade de gênero,  faixa etária, cujo direito à educação foi violado na infância ou adolescência e que  não tiveram a oportunidade de terminar os seus estudos na idade certa. Este trabalho objetiva discutir os desafios com os quais os professores lidam no cotidiano de suas práticas, para abordar um assunto como a educação sexual com alunos da Educação de Jovens e Adultos  do Ensino Médio de uma escola estadual, em especial, quanto ao ensino de IST/Aids, utilizando como estratégia uma sequência didática. O campo empírico envolveu uma escola pública de Ensino Médio da rede estadual, localizada na cidade de Santo André, São Paulo. A orientação metodológica foi baseada na pesquisa-ação. Os principais resultados encontrados foram: os alunos não compreendem a diferença entre infecção e doença quando falamos das IST/Aids, encontra-se uma resistência por parte dos alunos quando o assunto sexualidade é abordado pelo professor, os alunos possuem um conceito adequado sobre as prevenções das IST/Aids, no entanto, existem dificuldades quando é necessário negociar o uso do preservativo. Os resultados encontrados até o momento apresentam sugestões e possibilidades para os desafios encontrados pela professora/pesquisadora em trabalhar essa temática com a modalidade da EJA. Entendemos que esse assunto é complexo, principalmente em uma modalidade com tantas especificidades. Contudo, é de extrema necessidade um maior investimento para pesquisa no campo da sexualidade de jovens, adultos e idosos, principalmente na área do ensino. Sugere-se uma formação inicial e continuada sobre o tema para professores dessa modalidade de ensino.

Presidente - Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3048505 - LUCIANA APARECIDA PALHARINI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS