PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: RENAN SIQUEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENAN SIQUEIRA DA SILVA
DATA : 16/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

O cinema como fonte histórica das ciências: uma análise da ficção-científica brasileira produzida durante a ditadura brasileira (1964-1985)


PÁGINAS: 200
RESUMO:

A discussão sobre a necessidade de se expandir o conceito de fonte histórica englobando qualquer manifestação humana no tempo remonta às primeiras décadas do século XX, quando se defendia a superação da concepção de que apenas documentos oficiais tinham valor histórico e, consequentemente, se privilegiava a vertente da histórica política. A partir da premissa da história problema, estre trabalho propõe a utilização do cinema como fonte para a história das ciências brasileiras. Em nosso trabalho analisamos as imagens científicas veiculadas em obras fílmicas brasileiras de ficção científicas lançadas no período objetivando contribuir com o debate historiográfico dedicado ao estudo das relações entre ciência, política, economia e questões sociais durante o regime ditatorial. Para tanto, foram utilizadas as bases de dados da Cinemateca Nacional, os pareceres de censura dos filmes, documentos de operações de espionagen militares Arquivo Nacional, além da consulta de jornais e outras fontes de informação do período. Nos apoiamos nos pressupostos teóricos da análise de conteúdo categorial propostos por Bardin (2011)  para propormos uma organização temáticas dos filmes, bem como elementos da análise fílmica propostos por Vanoye e Goliot-Lété (2013) para realizar a análise dos filmes. O recorte temporal abarcado se refere ao período da ditadura militar brasileira (1964-1985), que foi caracterizada pela violação de inúmeros direitos humanos, sendo responsável pela censura, perseguição, tortura e morte de pessoas oriundas de diferentes grupos sociais. A comunidade acadêmica e científica também sofreu os impactos deste período obscuro de nossa história. No caso das ciências, a relação dos militares com este campo do conhecimento foi marcada por contradições, sendo caracterizada por um duplo comportamento. Por um lado, o Estado Brasileiro financiou diversos projetos de pesquisa, promovendo o crescimento da atividade científica no país e possibilitando a criação e o crescimento de instituições no período, além de reorganizar a estrutura organizativa das instituições de ensino superior do país, vislumbrando a área de ciência e tecnologia como setor estratégico para impulsionar o crescimento econômico do país. Por outro lado, sob a alegação da constante ameaça da disseminação da agenda anticomunista, o mesmo Estado atuou de modo coercitivo, alterando drasticamente o destino de diversos cientistas e das instituições das quais eles faziam parte. Este período também foi marcado pela consolidação da organização política da comunidade científica, no sentido de se comprometer com a defesa dos valores democráticos e de atuar de forma mais engajada para sua preservação. A esfera cinematográfica também foi influenciada pela conjuntura do período. No contexto internacional, filmes de Ficção Científica com tramas distópicas cresceram consideravelmente. Estas obras passaram a questionar o projeto de desenvolvimento científico, abordando possíveis consequências da exploração irrestrita dos recursos naturais e do aumento do poderio bélico dos países. Este crescimento também se manifestou no Brasil. Alguns cineastas oriundos do Cinema Novo passaram a utilizar obras de Ficção Científica para, de forma alegórica, criticarem o regime instalado no país. Outros movimentos também se aventuraram no gênero como foi o caso das chanchadas, pornochanchadas, cinema marginal, entre outros. Os resultados apontam que as contradições que caracterizam a as relações entre Estado, cientistas e atividades científica também foram expressas no cinema. Por um lado, parte da produção fílmica retrata a ciência como um caminho frutífero para a desenvolvimento econômico e social, tal qual os militares advogavam. Por outro, alguns filmes adotaram tom crítico frente as atividades científicas, defendendo a necessidade de se repensar a concepção de progresso, visto que durante o século XX, o desenvolvimento científico não implicou necessariamente na promoção de uma sociedade mais igualitária. A análise das obras Brasil Ano 2000 (Lima Junior, 1968) e Abrigo Nuclear (Pires, 1981) acompanha o movimento experenciado pela história das ciências brasileiras no período, o qual consiste na mudança gradual e lenta de posicionamento frente ao contexto político caótico inaugurado com golpe de 1964. Já a análise da obra Manhã Cinzenta (São Paulo, 1968) joga luz nas contradições provenientes sobre a reforma universitária desenvolvida durante a ditadura militar. Ao passo que estas instituições poderiam representar um caminho importante para solidificação econômica do país, elas também representavam, aos olhos dos militares, uma ameaça política, na medida em que o movimento estudantil representava um dos principais grupos de oposição direta ao governo.  Além disso, a organização temática das obras aponta a existência de um rico material fílmico pouco explorado sob a perspectiva da história das ciências.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1660201 - BRENO ARSIOLI MOURA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1488255 - LUCIO CAMPOS COSTA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1032643 - GRACIELLA WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOSÉ EDUARDO FERRAZ CLEMENTE - UNIVASF
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - OLIVAL FREIRE JR. - UFBA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1656374 - MARCIA HELENA ALVIM
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - IVÃ GURGEL - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ESDRAS VIGGIANO DE SOUZA - UFTM
Notícia cadastrada em: 20/09/2023 11:20
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