A Projeção da Matemática enquanto Ciência
Uma abordagem do pensamento crítico e complexo na formação de professores
São muitas as discussões em torno da matemática e ainda hoje encontramos divergências entre os estudiosos sobre a matemática ser ou não Ciência. Esta concepção pode estar associada à fragmentação das áreas de conhecimento, tendo como consequência, um ensino de matemática desconexo da realidade. A educação matemática é um corpo de conhecimento estabelecido e consolidado, construído a partir de divisões isoladas e sequenciais. Esta pesquisa define-se nos moldes da pesquisa qualitativa, interpretativa, cuja estrutura foi organizada no formato multipaper e os pressupostos metodológicos contemplam a pesquisa bibliográfica e a análise de estratégias de aulas fundamentadas no pensamento crítico e complexo construídas a partir de um curso de extensão. O objetivo da pesquisa é investigar se a Educação Matemática Crítica pode ser considerada uma concepção de ensino que possibilita aos professores compreenderem as questões que envolvem a matemática e a realidade de forma complexa, contribuindo para uma visão integradora da Ciência. Para tanto, definimos os seguintes objetivos específicos: discutir os elementos que demonstram que a matemática é Ciência; investigar se a EMC pode ser entendida como uma concepção de ensino que favorece o pensamento complexo e contribui para uma visão integradora da Ciência; identificar e discutir as concepções de ensino de matemática dos professores; compreender as concepções de professores que ensinam matemática ao criar estratégias de aulas fundamentadas no pensamento crítico e complexo.