PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: ANA JULIA PINTO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA JULIA PINTO DA SILVA
DATA : 30/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 302 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TÍTULO:

Experimentações decoloniais no ensino de Matemática: Buscando caminhos por meio da pesquisa-ação


PÁGINAS: 150
RESUMO:

A colonialidade é uma herança do período colonial que perdura até os dias atuais, impondo paradigmas que hierarquizam e subalternizam povos e culturas, principalmente respaldados pela teoria da Modernidade/Colonialidade. Para transgredir as lógicas opressivas da colonialidade é requerida uma luta constante que considere as diferentes realidades, histórias e lutas sociais, para que, desta forma, ocorram fissuras neste paradigma. O presente trabalho propôs, num primeiro momento, compreender o cenário de publicações envolvendo a temática decolonial, descolonização e ensino de matemática por meio de uma revisão bibliométrica e uma revisão sistemática. À partir de um projeto de extensão, foi constituído um grupo com professores da Educação Básica e a comunidade acadêmica, formada pelos pesquisadores diretamente envolvidos no projeto e convidados especialistas, voltado a pensar práticas pedagógicas nesse olhar decolonial. Ao fim da ação de extensão, os professores desenvolveram um livro com propostas paradidáticas para auxiliar outros professores e os próprios participantes a repensarem suas práticas. A pesquisa teve como metodologia a pesquisa-ação pedagógica, que apresenta uma perspectiva crítico-dialética cujo compromisso consiste na formação continuada de professores, procurando provocar o profissional para se tornar um sujeito reflexivo, capaz de modificar a si mesmo e a sua realidade. Foi realizada a análise dos debates do projeto de extensão. Apesar do desconhecimento sobre decolonialidade, foi possível perceber que os professores, no geral, têm como objetivo tornar suas práticas mais emancipatórias. Porém, mostrou-se recorrente a insegurança em trazer conteúdos dos quais não se possui o pleno domínio. Decorrente desta insegurança, foram construídas em conjunto propostas didáticas que pudessem auxiliar seus pares na construção deste caminho decolonial. A formação bancária dos professores sujeita os mesmos a se manterem como os detentores de conhecimento. Contudo, os resultados demonstram a necessidade da construção de redes, pois o conhecimento não precisa estar centrado em um indivíduo e, sim, pode ser construído conjuntamente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1998501 - VIVILI MARIA SILVA GOMES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - HÉLIO SIMPLICIO RODRIGUES MONTEIRO - UFG
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - VICTOR AUGUSTO GIRALDO - UFRJ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ELIANE COSTA SANTOS - UNILA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1798480 - REGINA HELENA DE OLIVEIRA LINO FRANCHI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ORLANDO COELHO BARBOSA
Notícia cadastrada em: 11/09/2023 13:01
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