PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: MULLER RODRIGO DE MOURA SANTANA

DISCENTE : MULLER RODRIGO DE MOURA SANTANA
DATA : 26/09/2023
LOCAL: Auditório 801 no 8º andar do Bloco B do Campus Santo André da Universidade Federal do ABC

A AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A partir da identificação de dificuldades inerentes à formação de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) e da apropriação e uso de tecnologias digitais (TD), esta dissertação é um relato de uma pesquisa que aborda o impacto de uma ação de formação docente na reconfiguração das percepções e práticas de educadores em relação ao uso desses recursos no contexto educacional mencionado. Identificamos no Conhecimento tecnológico-pedagógico do conteúdo (TPACK) alguns dos conhecimentos a serem mobilizados pelos professores para esse fim, bem como a ressignificação das TD para o ensino a partir do conceito de seres-humanos-com-mídias. No entanto, percebemos a necessidade da promoção de valores que permitam a compreensão das TD em um âmbito social e colaborativo, elencando a cidadania digital como uma abordagem a ser explorada, uma vez que essa busca promover o uso ético e responsável das TD. Também contextualizamos a ensino a partir das TD, salientando as suas possibilidades no que se refere à promoção de valores democráticos, a partir da perspectiva da teoria crítica da tecnologia que enfatiza a análise das relações complexas entre tecnologia, sociedade e poder, sugerindo a necessidade do desenvolvimento e uso de tecnologias contarem com a participação popular. Com isso, promovemos uma ação de formação de professores dos anos iniciais, que foram convidados a partir de redes sociais e da página da pró-reitoria de extensão e cultura da universidade. A ação foi realizada entre os meses de junho e dezembro de 2022, empregando a metodologia da pesquisa-ação colaborativo-crítica com a mediação realizada online, tendo como intuito a reflexão dos docentes sobre suas próprias práticas, bem como a emancipação dessas, no que diz respeito ao uso de TD. Após a formação, alguns professores tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos em sala de aula. A análise dos dados foi conduzida a partir da análise do discurso e indicou mudanças relevantes nas perspectivas dos docentes, que inicialmente relatavam ter visões limitadas sobre as tecnologias. Após a formação, incorporaram dimensões mais críticas e éticas em suas concepções. Além disso, os professores relataram impactos concretos na redefinição de suas práticas pedagógicas com a integração de TD. Esses resultados ressaltam a importância de abordagens formativas que não apenas instruam sobre o uso técnico das tecnologias, mas também incentivem uma análise crítica e contextualizada de seu papel na educação. A ação de formação evidenciou que os professores têm o potencial de reconfigurar suas práticas em direção a uma educação mais participativa, cidadã e reflexiva, aproveitando as tecnologias digitais como ferramentas para a transformação educacional.

Presidente - Interno ao Programa - 1998501 - VIVILI MARIA SILVA GOMES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCELO DE CARVALHO BORBA - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1679016 - VIRGINIA CARDIA CARDOSO