PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: GABRIEL DO PRADO CUZZIOL

DISCENTE : GABRIEL DO PRADO CUZZIOL
DATA : 08/09/2023
LOCAL: On line - UFABC

EDUCAÇÃO PARA O RISCO: ELEMENTOS PARA PROPOR AULAS DE CIÊNCIAS MAIS COMPLEXAS

O presente trabalho discorre sobre alguns elementos relativos à temática do risco  a partir do olhar dos docentes que podem embasar o desenvolvimento de aulas de ciências pautadas na perspectiva da complexidade e do risco. Para tal, toma-se o risco principalmente do ponto de vista sociológico, considerando que nossa sociedade encontra-se em uma fase em que os riscos produzidos pelo capital e distribuídos aos mais pobres prevalecem ante a riqueza produzida, e que, para isso, é necessário desenvolver uma cultura de mitigação e prevenção. Em paralelo, a complexidade nos mostra que é necessário considerar o impacto de outros âmbitos do conhecimento no momento de construção do conhecimento científico escolar, seja com viés ambiental, social, econômico dentre outros. Nesse sentido, o conhecimento se constrói a partir de relações que se estabelecem uma teia, em que cada nó é composto por elementos que permitem o desenvolvimento de um conhecimento mais abrangente e bem estruturado. Assim, para propor nas aulas de Ciências pautadas em elementos do risco e da complexidade, analisa-se por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), a visão de docentes de escolas públicas do ensino médio e os referenciais sobre o tema. Como resultado, elaborou-se uma proposta de aula sobre a temática água permeada por preceitos do risco e da complexidade.

Presidente - Interno ao Programa - 1690814 - GISELLE WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ERNANI VASSOLER RODRIGUES - UFES
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2855140 - ALLAN MOREIRA XAVIER