PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍLIAN MOREIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LÍLIAN MOREIRA DOS SANTOS
DATA : 26/10/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Por meio remoto
TÍTULO:

O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ARGUMENTATIVAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INSPIRADA NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM QUÍMICA


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Reflexões sobre as habilidades e competências necessárias para a educação de jovens e adultos, no cenário das transformações vivenciadas no século XXI, têm mostrado a necessidade de promover aos indivíduos, situações de ensino e aprendizagem que permitam a compreensão de como o conhecimento científico se constrói em um ambiente de engajamento, mobilização e criticidade. Nas duas últimas décadas, o Ensino por Investigação e a Argumentação Científica têm sido  considerados tendências educacionais que favorecem o  desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, com uma participação mais ativa dos estudantes. A presente pesquisa tem como objetivo central investigar como se dá o desenvolvimento de habilidades argumentativas em estudantes da Educação Básica a partir de sequências didáticas inspiradas no Ensino por Investigação em Química, empregando o acesso à água potável como questão mobilizadora e ponto de partida para as investigações. Em essência, trata-se de uma pesquisa qualitativa apresentada em formato multipaper. Inicialmente, foi realizada uma revisão da literatura para que fosse possível compreender como se dá o desenvolvimento de argumentação científica em estudantes do ensino médio em diferentes contextos educacionais. Foram analisados 24 artigos distribuídos em três periódicos relacionados ao Ensino de Química: Chemistry Education Research and Practice, Educación Quimica e Química Nova na Escola. Os resultados da revisão da literatura apontaram para uma expressiva diversidade metodológica com a qual a argumentação vem sendo trabalhada em salas de aula de diferentes países,  e, o potencial para desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico. Dificuldades enfrentadas por professores quanto à compreensão, limites e possibilidades de desenvolvimento de práticas argumentativas em situações reais de ensino e aprendizagem, foram relatadas por diferentes pesquisas. Posteriormente, desenvolvemos e aplicamos duas sequências didáticas baseadas no Ensino por Investigação em uma escola pública estadual da grande São Paulo. Os estudantes participantes cursavam a terceira série do Ensino Médio e possuíam uma faixa etária entre 16 -18 anos. A turma era composta por 20 estudantes. As sequências didáticas ocorreram em 4 aulas de 45 minutos. Seu planejamento contou com: i) a apresentação de uma questão-problema sobre o consumo da água de um rio por uma comunidade ribeirinha; ii) o levantamento de hipóteses; iii) leitura de textos e pesquisas sobre água potável; e, iv) discussões. A coleta de dados foi centralizada nos registros escritos pelos alunos a partir das atividades realizadas em grupos. As habilidades argumentativas dos estudantes emergiram sob a forma de argumentos científicos escritos que apresentavam as conclusões dos grupos acerca do problema apresentado. Os argumentos científicos foram previamente submetidos a uma análise seguindo o modelo de Toulmin, no qual aspectos estruturantes de uma comunicação argumentativa foram identificados nos argumentos escritos pelos alunos. Resultados preliminares revelaram que os textos produzidos apresentam aspectos estruturais previstos por Toulmin, como por exemplo, o uso de dados, conclusão e subsídios teóricos que sustentam as argumentações. No entanto,a ausência de elementos como qualificadores e refutadores revelam um cenário de baixos níveis argumentativos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3296739 - CAROLINA JOSÉ MARIA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROBERTA GUIMARÃES CORRÊA - UFMG
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 280.027.908-71 - LEONARDO ANDRÉ TESTONI - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - BRUNO FERREIRA DOS SANTOS - UESB
Notícia cadastrada em: 18/08/2023 15:02
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