PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: KAREN KIMIE BONANI SAKUMOTO

DISCENTE : KAREN KIMIE BONANI SAKUMOTO
DATA : 22/09/2023
LOCAL: UFABC- Remota

“Ciência como Argumento” e “Ciência como Exploração”: Interações entre Licenciandos e Estudantes da Educação Básica ao longo de uma Atividade Investigativa com Foco na Argumentação

Esta pesquisa tem como objetivo compreender e caracterizar as interações discursivas entre estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e licenciandos(as) ao longo de uma atividade investigativa envolvendo experimentação com foco no ensino explícito da argumentação planejada em parceria com os licenciandos(as) durante uma disciplina de Práticas de Ensino.Utilizamos referenciais teóricos-metodológicos relacionados à Etnografia em Educação, Etnografia Interacional, Microetnografia, Estudos do Discurso e Argumentação. Apesar de não se tratar de um estudo etnográfico, o uso de referenciais relacionados à etnografia foi fundamental para desenvolvermos análises e compreendermos as interações discursivas entre estudantes e licenciandos(as) ao longo da atividade. Apresentamos uma revisão da literatura nacional e alguns referenciais importantes da literatura internacional relacionados à Argumentação no Ensino de Ciências, sendo que a revisão da literatura internacional já se encontra em processo de desenvolvimento. A coleta de dados ocorreu através da observação participante, registro em vídeo e coleta de artefatos dos estudantes, relacionada a explicação científica produzida por cada um dos grupos. Para a construção dos resultados, realizamos a análise em duas etapas, ocorrendo primeiramente a análise macroscópica e, depois, a análise microscópica. No nível macroscópico construímos linhas do tempo, quadros e narrativas que nos permitiram compreender e caracterizar a história do grupo ao longo da atividade desenvolvida. Além disso, realizamos uma análise inicial relacionada à forma como a Ciência é trabalhada ao longo da atividade, isto é, como Argumentação ou como Exploração, que no caso do presente estudo identificamos como momentos relacionados à experimentação. Identificamos eventos e selecionamos um para ser analisado microscópicamente em um primeiro momento da análise apresentada neste relatório, enquanto os outros eventos ainda serão analisados até a conclusão da pesquisa de mestrado. No nível microscópico realizamos transcrições palavra a palavra das interações em unidades de mensagem e caracterizamos a Argumentação desenvolvida ao longo das interações entre licenciandos(as) e estudantes, buscando i) compreender como ocorrem as interações entre licenciandos(as) e estudantes da educação básica ao longo de uma atividade investigativa com foco na argumentação e ii) caracterizar essas interações discursivas. Os resultados preliminares evidenciam que os contrastes entre os diferentes grupos indicam que mesmo havendo um planejamento conjunto com foco nas interações discursivas e uso da linguagem no Ensino de Ciências, observamos uma variação nos modos de organizar a atividade e de interagir com os estudantes. Dessa forma, os professores (com a participação dos estudantes da educação básica) constroem e desenvolvem as atividades na ação momento a momento, utilizando os materiais de modos diferentes e apoiando-se nas ações e reações dos estudantes no contexto imediato da interação. Essa diversidade no desenvolvimento da ação momento a momento, produz efeitos e consequências diferentes nas formas de participação na atividade e na aprendizagem dos estudantes. O estudo tem potencial para contribuir com discussões relacionadas à Argumentação no Ensino de Ciências e nas formas de participação dos estudantes em atividades experimentais e investigativas. Planos para continuação do desenvolvimento das análises e de discussões teórico-metodoĺogicas são abordados.

Presidente - Interno ao Programa - 1371962 - DANUSA MUNFORD
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3047468 - RENA DE PAULA OROFINO SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA - UFRN
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA