PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: MÁRCIA DE OLIVEIRA LUPIA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÁRCIA DE OLIVEIRA LUPIA
DATA : 20/09/2023
LOCAL: Auditório 801 no 8º andar do Bloco B do Campus Santo André da Universidade Federal do ABC

O SUJEITO-PROFESSOR EM FORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Este trabalho tem por objetivo compreender aspectos do processo de constituição da identidade docente dos professores de Ensino Superior que não possuem em sua profissionalização a formação inicial nas Licenciaturas ou na Pedagogia. As bases teóricas desta pesquisa encontram-se alicerçadas em estudos sobre o sujeito e a identidade (Hall, 2000, 2006; Dubar, 1997, 2009; Candau, 2014), a formação docente, em especial estudos sobre o Ensino Superior, (Nóvoa, 2000, 2017; Pimenta; Anastasiou, 2005; Soares; Cunha, 2010), a profissionalidade e a profissionalização (Roldão, 2005, 2008), os saberes docentes (Tardif, 2002) e o professor enquanto profissional crítico-reflexivo (Schön,1983; Zeichner; Liston, 2014). A coleta de dados foi realizada com um grupo de sete professores de uma instituição de Ensino Superior pública federal do estado de São Paulo. O corpus de estudo é composto por recortes discursivos extraídos de três tipos de dados coletados: questionários com casos da prática docente, memoriais acadêmicos e entrevistas semiestruturadas, sendo a Análise de Discurso (AD) o dispositivo teórico-metodológico utilizado para as análises. Por meio destas, foi possível depreender alguns aspectos constitutivos dos sujeitos desta pesquisa, dentre os quais: a influência de familiares e professores, principalmente os orientadores, nas escolhas pela e na profissão; a constante busca por uma aceitação dentro da carreira, permeada pela assombração do mito do  professor “sabe-tudo”; a falta de amparo institucional no início de carreira enquanto marca do trabalho solitário; e a ressignificação dos sentidos dos processos avaliativos como mola propulsora para reflexões e mudanças enquanto professor.

Presidente - Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1546618 - MARCELO ZANOTELLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - REBECA VILAS BOAS CARDOSO DE OLIVEIRA - IFSP