PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: GIOVANNI SCATAGLIA BOTELHO PAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIOVANNI SCATAGLIA BOTELHO PAZ
DATA : 19/10/2023
LOCAL: Sala 406 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

O conhecimento pedagógico do Ensino de Ciências por Investigação de professores unidocentes: concepções e práticas

O presente trabalho organiza-se sob a perspectiva do Multipaper, onde a composição da pesquisa é feita por meio da publicação de diferentes artigos que materializam as diferentes fases da pesquisa. O primeiro capítulo constitui da apresentação geral do trabalho, seus objetivos e organização geral dos capítulos seguintes. O segundo capítulo reúne uma revisão sistemática de trabalhos que levem em conta o Ensino de Ciências por Investigação nos processos de formação inicial e continuada de professores. O capítulo seguinte, terceiro, envolve o levantamento de concepções de um grupo de professoras unidocentes por meio da metodologia do World Café. O quarto capítulo constitui-se de uma revisão inicial de trabalhos que envolvem o conhecimento pedagógico do conteúdo nos anais dos Encontros Paulistas de Pesquisa em Ensino de Química. O quinto e último capítulo reúne as considerações finais dos resultados apresentados durante esse exame de qualificação e o planejamento das ações a serem realizadas para o exame de defesa.

Presidente - Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 280.027.908-71 - LEONARDO ANDRÉ TESTONI - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA EUNICE RIBEIRO MARCONDES - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA