PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBSON MODESTO FERNANDES

DISCENTE : ROBSON MODESTO FERNANDES
DATA : 11/09/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/marcia-15

Análise do processo histórico do uso da Língua Inglesa como instrumento da universalização da ciência

Este trabalho objetiva analisar o processo histórico do uso da Língua Inglesa como instrumento para a universalização da ciência, visando compreender os discursos opressores hegemônicos anglo americanos e eurocêntricos presentes no processo de internacionalização das universidades brasileiras. Esta análise será realizada a partir da pesquisa bibliográfica documental, fundamentada nas perspectivas das Epistemologias do Sul e Decoloniais. Para a realização dos principais objetivos desta pesquisa, partiu-se de seguinte da questão de pesquisa: De quais formas o uso dos discursos hegemônicos imperialistas são utilizados na sustentação da Língua Inglesa como instrumento de universalização da ciência no processo de internacionalização das universidades? Para tanto, fez-se necessário responder a duas outras questões: (1) Como o entendimento do processo histórico de utilização da Língua Inglesa pode contribuir para reconhecer os impactos causados na produção científica?; (2) Quais são os eventuais impactos causados pelo monolinguismo na produção científica nacional e no Ensino e História das Ciências?  Para respondê-las, optou-se pela pelas seguintes metodologias: pesquisa bibliográfica documental, ferramentas de abordagens qualitativas e a Análise do Conteúdo. O corpus analisado foi composto pelo Edital nº 41/2017, referente ao “Programa Institucional de Internacionalização Capes/PrInt”, elaborado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e pelo “Plano Institucional de Internacionalização”, da Universidade Federal do ABC (UFABC), com o objetivo de consolidar as hipóteses acerca de algumas de suas relações com o processo de internacionalização das universidades. A partir da elaboração de uma série de categorias de análise, avaliou-se de que modos a língua inglesa tem sido utilizada compulsoriamente na esfera acadêmica, bem como no processo de internacionalização das universidades. Os resultados desta pesquisa poderão ser aplicados em sequências didáticas no Ensino de História das Ciências e da Matemática, possibilitando uma visão crítica sobre o referido processo, na tentativa de valorizar a produção e divulgação do conhecimento científico nacional.

Presidente - Interno ao Programa - 1656374 - MARCIA HELENA ALVIM
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1546618 - MARCELO ZANOTELLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GERMANA FERNANDES BARATA - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1032643 - GRACIELLA WATANABE