Situações de trabalho e o ensino de ciências: sentidos atribuídos pelos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica
A pesquisa investiga os sentidos atribuídos por de estudantes da educação superior tecnológica às relações entre situações de trabalho e aspectos conceituais de ciências durante o processo de ensino e aprendizagem. Justifica-se pelo fato das empresas e profissionais utilizarem métodos e processos tecnológicos que facilitam a execução do trabalho, porém limitam a capacidade de desenvolvimento humano da grande maioria dos trabalhadores. As políticas educacionais corroboram com a regulamentação dessas práticas, assim como as instituições pertencentes ao contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) fundamentam tais métodos amparadas por documentos oficiais. Contrariamente, a partir da quarta Revolução Industrial e da extinção de muitas profissões operacionais, isso implica na necessidade de se rever tais políticas e práticas. O estudo tem como principal aporte teórico a teoria da atividade humana, proposta por Leontiev, que conceitua os processos de desenvolvimento do psiquismo humano no contexto do trabalho. Adota-se como procedimento metodológico a pesquisa-ação, concebida pela intervenção e a estreita relação da ação e a resolução de um problema ao envolver o pesquisador e participantes, no intuito de acompanhar o movimento de vinte e dois estudantes, de uma faculdade pública, localizada no Município de São Paulo, do curso de refrigeração, ventilação e ar-condicionado. O planejamento da pesquisa ocorre por meio de um experimento formativo organizado por situações desencadeadoras de sentido e aprendizagem, baseadas em tarefas práticas elaboradas intencionalmente para gerar discussões e envolver aspectos conceituais de ciências, na área da Física, da Matemática e do trabalho profissional. A análise se dá pela realização de uma triangulação dos dados, os quais foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e não estruturadas, questionários e produção escrita, além das observações diretas do pesquisador. Como resultado preliminar, há indícios de atribuição de sentidos caracterizados em alienação, contradição e tomada de consciência. O sentido atribuído pela alienação advém da relação entre o motivo principal vinculado a realidade objetiva do trabalho e suas ações, as quais são estimuladas pelo conhecimento tácito, adquirido pela experiência, pela aparência do fenômeno, pelas soluções imediatas sob instrução, pela própria tecnologia, por imposição pelo tempo de pertencimento na empresa, pelo lucro ou vantagem financeira, entre outros motivos suplementares ao principal. Conclui-se, também preliminarmente, que há um impasse entre aquilo que se idealiza sobre o desenvolvimento do trabalhador e o que as próprias empresas e profissionais disseminam nas suas práticas do trabalho profissional.