PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDIR ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALDIR ALVES DA SILVA
DATA : 24/08/2023
LOCAL: Remoto

Práticas de ensino de alta alavancagem geradas por oportunidades de aprendizagem profissional: uma experiência de formação continuada de professores de matemática sobre o ensino das desigualdades matemáticas na Educação Básica

O interesse por práticas de ensino que aproxima os professores de matemática para o contexto real da sala de aula tem mobilizado pesquisadores do campo da Educação Matemática por pedagogias de formação (inicial ou continuada) que se afaste de uma concepção de pensar sobre o ensino, para uma concepção de aprender sobre o ensino. Como consequência dessa abordagem, tem surgido práticas de ensino que, quando bem executadas pelos formadores, podem contribuir para a prática futura dos professores, e quando bem executadas pelos professores, podem trazer avanços na aprendizagem matemática dos alunos. Essas práticas vem sendo reconhecidas por muitos pesquisadores como Práticas de Ensino de Alta Alavancagem. Visando abordar essas práticas de ensino com professores de matemática no início da carreira docente, a presente tese de doutorado tem por objetivo compreender como as práticas de ensino de alta alavancagem, concebidas como representação, decomposição e aproximação da prática, geradas pelas oportunidades de aprendizagem profissional no contexto de uma experiência de formação continuada, contribuem para o desenvolvimento das Atividades Matemáticas dos professores de matemática sobre o ensino das desigualdades matemáticas na Educação Básica. A pesquisa foi de natureza qualitativa e contou com a colaboração voluntária de quatro professores de matemática da Educação Básica. Os dados referentes à pesquisa foram recolhidos por meio de uma experiência de formação continuada com duração de 30 horas, incluindo a implementação de uma aula para alunos do Ensino Médio de uma escola pública de São Paulo. Neste momento, os dados estão sendo analisados à luz das relações humanas que ocorrem na experiência de formação.

Presidente - Interno ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2269039 - MARCIA AGUIAR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ENIO FREIRE DE PAULA - IFSP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - REGINALDO FERNANDO CARNEIRO - UFJF