PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIA MÁRTHO LANDINHO

DISCENTE : FLÁVIA MÁRTHO LANDINHO
DATA : 27/07/2023
LOCAL: REMOTO

Nutrindo com a biodiversidade: proposta de transposição didática para fomentar o conhecimento sobre plantas alimentícias

Vivemos em um momento crítico da história do Planeta Terra marcado por ações antrópicas que têm impactado negativamente a biodiversidade, sendo que muitas dessas ações possuem efeitos irrevogáveis e irreversíveis à rica biodiversidade brasileira. Uma das formas de preservar a biodiversidade é por meio da educação para biodiversidade, porém, para tal, é preciso que se pense não apenas em organismos considerados carismáticos e atraentes, mas também em organismos que são considerados, erroneamente, seres não vivos como as plantas. Diante disso, para fomentar um ensino de Botânica mais contextualizado, e uma educação para biodiversidade em uma perspectiva integradora, o objetivo desta pesquisa foi realizar a transposição didática de dados de pesquisas sobre biodiversidade relacionado a plantas alimentícias e investigar: 1) como essa proposta didática é aceita pelos professores e alunos; e 2) como pode influenciar no interesse e conhecimento dos estudantes. Diante do objetivo, utilizamos uma orientação metodológica mista com abordagens qualitativas (entrevistas semiestruturadas) e quantitativas (questionários fechados em escala tipo Likert de quatro pontos). Para tal, participaram da pesquisa 45 alunos na faixa etária de 11 a 14 anos e 4 professores de Ciências de escolas localizadas na região da Baixada Santista/SP. Para construção do material didático denominado “É mato, planta ou comida?” utilizamos referenciais como Chevallard (1991), Clément (2006) e Lombard e Weiss (2018). Também elaboramos o material a partir de respostas obtidas das entrevistas com professores e alunos, e para contemplar as sugestões desses participantes dos elementos e conteúdo que deve ter em um material sobre plantas alimentícias, fizemos uso da Natureza da Ciência, atividades investigativas e enfoque evolutivo. Como principais resultados, constatou-se um interesse dos alunos em aspectos relacionados ao valor utilitário da biodiversidade. Também constatamos, um maior interesse das meninas, no questionário inicial, de itens relacionados a valores nutricionais de plantas comestíveis e plantas comestíveis que previnem doenças, acreditamos que isso pode acontecer devido à aspectos de estética e beleza relacionado ao cuidar como tarefa feminina. No que se refere ao conhecimento, percebemos um conhecimento limitado da flora brasileira com potencial alimentício, especialmente, de verduras e legumes quando comparado com as frutas. O açaí foi a fruta nativa mais conhecida e acreditamos que isso é devido a ampla comercialização do produto. Já as espécies presentes no material didático elaborado que foram: batata-crem (Tropaeolum pentaphyllum), bertalha-coração (Anredera cordifolia) e taioba (Xanthosoma sp) não eram de conhecimento dos alunos. Em suma, esta pesquisa revela quatro grandes aprendizados: (I) a partir dos interesses e conhecimentos dos alunos é que os conteúdos e materiais didáticos devem ser pensados e não ao contrário; (II) a voz de alunos e professores têm uma função de extrema importância na elaboração e implementação de materiais didáticos; (III) o interesse dos alunos pelo valor utilitário/instrumental da biodiversidade pode ser utilizado como ponto de partida para fomentar os demais valores da biodiversidade e; (IV) unir educação para biodiversidade com educação em saúde pode ser uma forma de estimular os alunos no ensino de Botânica.

Presidente - Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3120420 - BRUNO RAFAEL SANTOS DE CERQUEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUIZ CALDEIRA BRANT DE TOLENTINO NETO - UFSM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA