Macrocompetências da BNCC: Uma mudança epistemológica para o Ensino Médio Técnico?
O mundo do trabalho possui uma relação hermenêutica com as mudanças
sociais e tecnológicas que temos assistido, ao mesmo tempo as transformações dos
meios de produção e relações de trabalho geram impacto nas relações sociais, também
são influenciados por estas e precisam se adaptar às demandas objetivas e subjetivas da
sociedade. Por outro lado, a necessidade de acelerar o ingresso dos jovens no mundo do
trabalho não pode ser uma justificativa para redução na qualidade de acesso de
repertório acadêmico que é cara para formação integral do estudante. Embora haja um
movimento para trazer mudanças de mentalidade para as práticas de Ensino, a educação
profissional no nível médio e suas peculiaridades raramente são colocadas em evidência
nas pesquisas educacionais.
O objetivo desta pesquisa é mapear evidências explícitas e tácitas que
indiquem o desenvolvimento das competências gerais da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) administradas pelo Centro
Paula Souza, no Estado de São Paulo, usando a unidade ETEC Getúlio Vargas como
estudo de caso, com a premissa de identificar se existem processos educativos que
promovam as vivências de aprendizagem necessárias para o desenvolvimento de
competências e habilidades que preparem os estudantes do Ensino Profissional Técnico
de Nível Médio para as transformações na sociedade do século XXI. Dentro destas
competências gerais, será dada ênfase para aquelas que dialogam com o
desenvolvimento do Letramento científico, da Educação em Direitos Humanos e do
Projeto de Vida.