PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHÁLIA BINDER DAMASCENO

DISCENTE : NATHÁLIA BINDER DAMASCENO
DATA : 15/08/2023
LOCAL: Campus Santo André

MATERIAL DIDÁTICO E SUAS DIVERSIFICAÇÕES: APLICAÇÃO, INTENCIONALIDADE E CONSTRUÇÃO.

O material didático pode ser definido como produtos pedagógicos ou recursos didáticos utilizados nos espaços escolares. Já a didática, examina os fundamentos, condições e formas de se conduzir o processo pedagógico, ou seja, está atrelada às intencionalidades dos professores. Estes educadores, diante das transformações da sociedade têm questionado suas práticas e procurado encontrar soluções baseadas na diversificação da utilização de ferramentas de ensino, processo este acelerado durante e após a pandemia de Covid-19. O presente trabalho foi impulsionado através de inquietações sobre esse processo a partir da vivência como docente. Desta forma, esta pesquisa foi realizada em formato multipaper, ou também conhecida como  coletânea de artigos. Assim, é composta por três artigos, sendo o primeiro intitulado  “Material didático, suas funções e diversificações: o estado da arte”, buscando refletir sobre a produção acadêmica brasileira sobre o tema “Material didático” a partir de uma revisão sistemática de literatura publicadas na Biblioteca digital brasileira de teses e dissertações no período de 2018 a 2022. O segundo artigo, intitulado: “Quais materiais de apoio os professores utilizam para a promoção da aprendizagem?”, apresenta os resultados da investigação sobre o processo de seleção, construção e uso de materiais didáticos por professores de disciplinas relacionadas às Ciências Naturais. Para isso optou-se por uma abordagem qualitativa com a aplicação de questionário com perguntas estruturadas. Os dados, gerados através das respostas de 19 entrevistados foram analisados através estatística simples e Análise Textual Discursiva  baseada em Moraes e Galiazzi (2013). O terceiro artigo, que ainda está em construção, busca analisar diferentes dados relacionados às concepções dos professores de Ciências Naturais sobre os materiais didáticos. Percebemos através dos estudos que as pesquisas existentes versando sobre material didático no campo acadêmico estão concentradas nas Universidade públicas, sendo a temática principal produções ligadas ao ensino de línguas. A análise também evidencia que os trabalhos acadêmicos possuem em sua maioria um discurso relacionado ao movimento progressista da Educação, colocando o aluno como protagonista do processo e o professor como mediador, utilizando o material didático como ponte entre o conhecimento e a aprendizagem, sempre com intencionalidade e muitas vezes construindo o próprio material para solucionar lacunas. Com relação a análise do questionário, notamos que a maior parte dos entrevistados atribui grande importância na produção de materiais diversificados e acreditam que essa tarefa pode tornar as aulas mais atraentes e que também acarreta em um planejamento mais elaborado e extenso. Destaca-se a  relação não linear de utilização de recursos tecnológicos por professores, que em momentos reproduzem conteúdos em suas aulas e também consomem conteúdo para inspiração, estabelecendo uma relação intrínseca entre a internet, os conteúdos, o planejamento de suas aulas e também a produção dos materiais didáticos.

Presidente - Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3291285 - THIAGO MARINHO DEL CORSO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2249459 - RAFAEL CAVA MORI